Página inicial > Últimas Notícias > Primeira vez na UFT? Confira o guia rápido para novos estudantes
Primeiros Passos na Universidade

Primeira vez na UFT? Confira o guia rápido para novos estudantes

Por Glenda Barros | Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 17h11 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 17h11

Oi, calouro. Tudo bem? Ansioso para o seu primeiro dia de aula? O segundo semestre começa na próxima segunda-feira, 07 de agosto, e a UFT também está ansiosa para receber os seus novos estudantes.

É normal se sentir um pouco perdido no início, já que você está entrando, praticamente, em um mundo novo. Pensando nisso, a UFT organizou algumas informações básicas que serão muito úteis para você, calouro, nos primeiros dias de aula.

Nós também atualizamos o nosso Manual do Estudante este ano. Na nova versão, você vai poder tirar dúvidas sobre a estrutura, o funcionamento e os setores da instituição, seus deveres e direitos como aluno e até mesmo entender o significado de alguns termos acadêmicos usados na UFT. Você pode acessá-lo a qualquer momento clicando aqui.

Como acessar a internet?

Estudantes, técnicos e docentes da Universidade Federal do Tocantins têm acesso gratuito à rede Eduroam. Para se conectar ao Wi-fi pelo celular ou notebook dentro do câmpus, os estudantes precisam seguir alguns passos.

A maneira mais simples de acessar é por meio do aplicativo geteduroam, que está disponível para download gratuitamente. Ao baixar o app, é preciso apenas selecionar a UFT como instituição de ensino desejada e preencher as informações de login. Depois disso, pronto! Você já estará conectado à rede da UFT.

É necessário o seu e-mail institucional, que será usado no momento do login, e senha. Caso haja algum problema na hora de se conectar, você deve entrar em contato com a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação do seu câmpus por meio do e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Confira o tutorial completo aqui.

E o Restaurante Universitário?

A partir de agora, você vai passar muito tempo dentro da UFT por conta das aulas e das atividades de extensão e pesquisa. Um dos serviços oferecidos aos estudantes dos cursos de graduação presenciais são as refeições (almoço e jantar) no Restaurante Universitário por R$ 2,50.

Tudo o que você vai precisar é emitir a sua carteirinha do RU. Basta ir até o próprio restaurante universitário do seu câmpus ou, no caso de Palmas, ir ao Bloco I com um documento de identificação e comprovante de matrícula em mãos.

As recargas das carteirinhas são feitas no próprio Restaurante e você pode acompanhar o seu saldo sempre que quiser pelo Sistema de Carteirinhas do RU (clique aqui).

Assistência Estudantil

A UFT tem uma pró-reitoria que se dedica a gerir os Programas de Assistência Estudantil. Esses programas são uma forma da universidade dar maior suporte para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante sua jornada no ensino superior.

Para concorrer a uma dessas bolsas, o estudante precisa atender aos requisitos exigidos durante a análise socioeconômica feita assim que o discente inscreve suas informações pessoais e dados no sistema Cubo - Cadastro Unificado de Bolsas e Auxílios.

Nós temos uma matéria completa que pode tirar dúvidas mais específicas sobre cada um dos auxílios estudantis.

Leia mais em: Conheça os programas de assistência estudantil da UFT.

Uma boa forma de acompanhar a publicação dos editais de bolsas é acessando frequentemente o portal da UFT — temos uma seção exclusiva para divulgar essas oportunidade — e seguindo os perfis oficiais da Universidade e das pró-reitorias de Assistências Estudantil (Proest); Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq).

Acompanhe sua vida acadêmica!

Calouro, acesse o Portal do Aluno. Ele é o local onde constam quase todas as informações da sua vida como universitário. Pelo portal, você consegue verificar o horário das suas aulas, a quantidade de faltas por disciplina e as suas notas. A partir do próximo semestre, vai ser por lá que você fará a solicitação de matrícula nas disciplinas obrigatórias e optativas que deseja cursar.

Além disso, é por meio do Portal do Aluno que são emitidos relatórios importantes, como o histórico escolar e o comprovante de matrícula, que você pode usar para conseguir meia entrada dependendo do estabelecimento.

Você sempre pode recorrer à coordenação do seu curso em caso de dúvidas sobre horários de aulas, oferta de disciplinas, faltas, participação em eventos, projetos de extensão e pesquisa, por exemplo. Confira os contatos das coordenações dos cursos do seu câmpus: Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional.