Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino
Início do conteúdo da página

Por que estudar na UFT?

Oferecer um Ensino Superior de qualidade, tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação, é um dos principais compromissos da UFT com a sociedade. Ao longo de nossa história, a viabilização de mais e melhores cursos sempre foi uma constante, para que pudéssemos oferecer oportunidades de formação e crescimento nas mais diversas áreas do conhecimento.

Situada no mais jovem estado brasileiro, a Universidade Federal do Tocantins está inserida em um cenário rico em belezas naturais, diversidade cultural e oportunidades.

Somos uma instituição nova, porém já consolidada ao longo de mais de 15 anos de história, e considerada a terceira melhor instituição pública de Ensino Superior do Norte do país na avaliação do Guia do Estudante (2016).

Estamos comprometidos com a formação de profissionais cidadãos e com a produção de conhecimentos voltados para o desenvolvimento socioambiental do Estado, da Região Norte e da Amazônia Legal, uma missão que se reflete em nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Oferecemos mais de 50 cursos presenciais de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e tecnológicos, cinco cursos a distância e ainda cursos na modalidade semi-presencial para formação de professores (Parfor), além de Programas de Pós-Graduação stricto sensu - com 31 cursos de mestrado (19 acadêmicos e 12 profissionais) e seis doutorados -, e diversas opções de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs).

Somos uma universidade com valores sólidos, que preza pelo respeito à vida e à diversidade, pela transparência, pela qualidade, pela criatividade e inovação, pela responsabilidade social e pela equidade.

Contamos com um quadro de servidores docentes e técnicos-administrativos qualificado, com mais de 550 professores doutores e quase 400 mestres em diversas áreas de conhecimento.

Temos uma infraestrutura ampla, com espaços administrativos, laboratórios, bibliotecas, auditórios, salas de aula e áreas de convívio em sete câmpus, localizados de norte a sul do Tocantins.

Priorizando uma perspectiva integrada, desenvolvemos diversas atividades de pesquisa e extensão que possibilitam aos estudantes experiências práticas que envolvem a prestação de serviços relevantes e favorecem a troca de conhecimentos com a comunidade. Além das atividades em sala de aula, oferecemos diversos projetos e programas (como programas de monitoria, iniciação à docência, iniciação científica, incentivo à participação em eventos, pesquisa e outros) com o objetivo de enriquecer a experiência acadêmica de nossos alunos.

Ademais, somos uma universidade receptiva e aberta para o mundo, com convênios e programas de mobilidade com diversas outras instituições de ensino do Brasil e do exterior, que possibilitam aos alunos ampliar seus horizontes de estudos, estabelecer contatos e ainda conhecer outras culturas e costumes.

Somos a universidade brasileira pioneira na implantação de cotas para estudantes indígenas e quilombolas em processos seletivos. Além disso, por meio de ações afirmativas, bolsas e outros programas e projetos de assistência estudantil, buscamos proporcionar condições equânimes de acesso e permanência no Ensino Superior, especialmente à população de baixa renda e em condições de vulnerabilidade social.

Estamos atentos às demandas sociais, e buscamos estabelecer parcerias que possam proporcionar uma atuação cada vez mais efetiva, coerente com a nossa missão de "formar cidadãos e profissionais qualificados, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia".

Fazemos parte da história estado do Tocantins e da formação de mais de 12 mil profissionais graduados. Por tudo isso, se você tem um sonho, quem sabe o caminho para realizá-lo não passa pela UFT?

 

Acesse os links para saber mais:

registrado em:
Fim do conteúdo da página