Página inicial > Últimas Notícias > Conheça os programas de assistência estudantil da UFT
Assistência Estudantil

Conheça os programas de assistência estudantil da UFT

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 14h47 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 20h52

Para muitos estudantes, entrar na Universidade não depende apenas de passar no vestibular ou nos demais processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Estudantes com baixo índice socioeconômico têm menos chance de permanência na universidade, devido aos problemas enfrentados ao longo da formação.

Para tentar amenizar esse problema é que existe a Política de Assistência Estudantil da UFT. A assistência estudantil conta com uma série de ações que vão desde a permanência escolar até a melhoria na qualidade de vida do estudante.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) é a responsável por gerir esses programas na universidade, que atende estudantes dos cursos de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada.

Como participar

Para concorrer aos Programas e Auxílios ofertados pela Proest é necessário que o estudante tenha a Análise Socioeconômica deferida no sistema de Cadastro Unificado de Bolsas e Auxílios (CUBO), em que é feita a solicitação das inscrições nos programas de assistência estudantil.

A Análise Socioeconômica é realizada através do Programa de Indicadores Sociais (PISO), que tem por objetivo identificar o perfil socioeconômico do estudante e seu grupo familiar, a fim de caracterizá-lo como público-alvo dos programas de assistência estudantil. Para solicitar a Análise, o estudante deve ler o edital do PISO vigente e organizar toda a documentação referente ao estudante e ao Grupo Familiar, conforme dispõe o edital, antes de acessar o sistema CUBO

No Edital do PISO são disponibilizados os links de acesso com orientações para realização da análise socioeconômica. Após a análise estar deferida no CUBO, o estudante estará apto para participar dos processos seletivos dos Programas de Assistência Estudantil. O prazo de vigência da análise após deferimento, consta no edital do PISO e no CUBO, devendo o estudante estar atento ao encerramento do prazo de vigência.

Dúvidas sobre documentação e orientação podem ser obtidas nos Setores de Assistência Estudantil do seu câmpus.

Sobre as bolsas

Programa Auxílio Alimentação (PAA)

• O que é? Ajuda de custo para atender as necessidades de  alimentação básica dos estudantes.
  • Qual o auxílio? Fornecimento de refeições no Restaurante Universitário (RU) ou oferta de auxílio financeiro nos câmpus que não dispõem de RU, que variam de R$300,00 a R$400,00.
  • Como concorrer? A oferta ocorre por meio de processo seletivo mediante publicação de edital, que é divulgado na página da Proest.

A solicitação da carteirinha do Restaurante Universitário é feita no setor de assistência estudantil de cada câmpus. Para obter a carteirinha, o estudante precisa apresentar o seu comprovante de matrícula em um dos três câmpus  de funcionamento do restaurante: Gurupi, Palmas ou Porto Nacional.

A carteirinha do RU é destinada aos estudantes dos cursos de graduação, e não há prazo para solicitá-la.

Programa de Moradia Estudantil (PME)

• O que é? Oferta de condições adequadas de moradia aos estudantes.
  • Qual o auxílio? Oferta de vagas em Casas do Estudante da UFT ou concessão do auxílio moradia no valor de R$400,00.
  • Como concorrer? Por meio dos editais de seleção divulgados na página da Proest. No caso da Casa do estudante, somente poderá ocorrer caso não haja vagas disponíveis na casa.

Programa Auxílio Apoio Pedagógico (PAAP)

• O que é? Oferta de auxílio financeiro para possibilitar a permanência dos estudantes no curso de graduação.
  • Qual o auxílio? Bolsa no valor de R$400,00.

Programa de Apoio à Participação dos Discentes em Eventos (PAPE)

• O que é? Auxílio financeiro aos estudantes para custear despesas referentes à participação em eventos de cunho técnico, científico, cultural ou político acadêmico.
  • Qual o auxílio? O valor da bolsa depende do local do evento.

Programa Auxílio Saúde (Psaúde)

• O que é? Auxílio financeiro para tratamento em saúde mental dos estudantes, mediante avaliação do profissional (psicólogo ou psiquiatra).
  • Qual o auxílio? Bolsa no valor de R$400,00.

Programa de Inclusão Digital (PDigital)

• O que é? Auxílio financeiro para a aquisição de equipamento computacional e/ou pacote de dados de internet.
  • Qual o auxílio? Bolsa no valor de R$80,00 a R$2.500,00.

Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva (PAEI)

• O que é? Auxílio financeiro que busca oportunizar acessibilidade e permanência para que alunos de graduação com deficiência deem prosseguimento à sua formação acadêmica.
  • Qual o auxílio? Bolsa no valor de R$400,00.

O Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva (PAEI) é uma política pública que promove a acessibilidade arquitetônica, curricular, comunicacional, informacional e atitudinal e de ações de educação inclusiva em todo processo de formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação em todas as dependências da UFT.