Página inicial > Últimas Notícias > Quatro cursos de graduação ofertam 75 vagas no Câmpus de Porto Nacional
Vestibular 2019/2

Quatro cursos de graduação ofertam 75 vagas no Câmpus de Porto Nacional

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 10h00 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 10h59

Uma das paisagens do Câmpus de Porto Nacional (Foto: Gladson Nogueira Reis/Divulgação)

A UFT tem 64 cursos de graduação, com 641 professores doutores e 345 professores mestres, distribuídos em sete câmpus. As aulas da graduação presencial são ministradas, atualmente, para mais de 15 mil estudantes de todas as grandes áreas do conhecimento humano.

No Câmpus de Porto nacional estão sendo oferecidas 75 vagas, entre licenciatura e bacharelado, nos cursos de História, Língua Portuguesa e Literaturas ou Língua Inglesa e Literaturas, Ciências Biológicas e Geografia. A Universidade ainda tem câmpus nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Tocantinópolis. A oferta de vagas neste vestibular atinge seis dos sete câmpus; apenas Tocantinópolis não terá vagas ofertadas neste processo seletivo.

Conheça um pouco mais sobre os cursos ofertados:

Ciências Biológicas

O curso de licenciatura tem como objetivo garantir uma formação adequada ao exercício profissional do biólogo em atividades no magistério da Educação Básica e Superior, bem como nas diversas etapas de formulação e desenvolvimento de estudos, projetos ou pesquisas puras e aplicadas nos vários setores da Biologia ou do ensino e divulgação desta área do conhecimento.

Geografia

O bacharelado em Geografia objetiva a formação do profissional responsável pelo estudo e análise da interface natureza e sociedade. Ao tratar da organização espacial e das relações estabelecidas entre o homem e a natureza, o geógrafo torna-se um agente modelador do espaço, cabendo-lhe analisar uma multiplicidade de variáveis que compõem cada área e que constituem a dimensão da realidade humana e ambiental. É um profissional responsável pela resolução de problemas do espaço geográfico e comprometido com as transformações sociais, sendo sua área de atuação o planejamento urbano e rural, a consultoria, a pesquisa e o controle ambiental.

História

O curso de História tem como objetivo criar as condições acadêmicas para a absorção do conhecimento histórico, bem como para a produção de novos conhecimentos, para efeito de multiplicação no ensino fundamental e médio das redes de ensino público e privado do Estado do Tocantins, e assim contribuir para minimizar as disparidades regionais no que se refere à baixa densidade de profissionais qualificados em História em toda a Região Norte do Brasil, bem como elevar os níveis de ensino da educação básica no Estado, formando profissionais mais preparados em relação aos grandes dilemas da contemporaneidade e da história do tempo presente.

Letras - Língua Portuguesa e Literaturas ou Língua Inglesa e Literaturas

Sua atuação social e profissional tem como intencionalidade a construção da consciência de cidadania que pressupõe diferentes formas, meios e modos de linguagem, correspondentes a diferentes interesses em constante confronto e conflito, exigindo do cidadão a capacidade de situar-se e afirmar-se no interior dos conflitos. O graduando do Curso de Letras deverá não apenas saber fazer uso dos recursos da língua oral e escrita, como também ser capaz de desempenhar o papel de multiplicador, capacitando outras pessoas para a mesma proficiência linguística, em vista de práticas discursivas menos assimétricas para manutenção de formas de vida democráticas.

Crescimento profissional e pessoal

Helder Gomes - Porto Nacional (Arte: Sucom/UFT)

Para muito a Universidade representa a oportunidade de uma futura profissão e para outros é um ambiente de aprendizado e crescimento, tanto profissional quanto pessoal. O recém-formado em Geografia, Helder Gomes, diz se sentir mais do que nunca “realizado pelas escolhas e caminhos que trilhou na universidade”. Atualmente professor da educação básica, Gomes garante ter vivido bem a UFT. Ele considera a escolha do curso um dos momentos mais significantes na vida do estudante.

Cronograma

As inscrições ficam abertas por meio do site da Comissão Permanente de Seleção até às 23h59 do dia 14 de março de 2019. De acordo com o cronograma, a relação preliminar das inscrições confirmadas será divulgada no dia 26 de março, com homologação prevista para o dia 9 de abril.

A prova desta edição do Vestibular ocorrerá no dia 19 de maio. Confira todo o cronograma no Edital de Abertura, acessível aqui.