Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inovação Tecnológica - NIT > Vitrine Tecnológica > Portfólio de Patentes > Uso da levedura Saccharomyces Cerevisiae Cepa UFMG 905 como promotor da redução de micotoxinas em grãos
Início do conteúdo da página

Uso da levedura Saccharomyces Cerevisiae Cepa UFMG 905 como promotor da redução de micotoxinas em grãos

Uso da levedura Saccharomyces Cerevisiae Cepa UFMG 905 como promotor da redução de micotoxinas em grãos

Descreve a aplicação da levedura para a conservação de grãos evitando a contaminação com micotoxinas. A tecnologia proposta se presta ao controle da produção de aflatoxinas por fungos em grãos, gerando benefícios para a saúde humana e animal e, dessa forma, este invento se refere ao setor técnico agro-industrial. Essa levedura reduz a disseminação do fungo, através da redução da produção de esporos e metabólitos secundários produzidos pelo patógeno, em especial as aflatoxinas. Estes microrganismos podem ser aplicados diretamente no substrato a ser protegido através de imersão ou aspersão. A formulação proposta apresenta duas funcionalidades, a redução da disseminação do patógeno e consequentemente a redução da contaminação por micotoxinas e o uso desta levedura como probiótico. Além disso, a levedura apresenta longa viabilidade possibilitando a conservação dos grãos durante longo período de tempo.

Titulares: UFT e UFMG
Inventores: Raphael Sanzio Pimenta; Jaques Robert Nicoli; Juliana Fonseca Moreira da Silva; Carlos Augusto Rosa; Flaviano dos Santos Martins; Guilherme do Prado; Jovita Eugenia Gazinelli Cruz Madeira; Marize Silva de Oliveira.
Status: Pedido de INVENÇÃO depositado junto ao INPI
Nº do Pedido: BR 10 2014 023447-0.
Data do depósito: 16/09/2014.

registrado em:
Fim do conteúdo da página