Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inovação Tecnológica - NIT > Vitrine Tecnológica > Portfólio de Patentes > Processo para obtenção e utilização de pectina, com alto grau de metoxilação, de pericarpo do fruto de pequi
Início do conteúdo da página

Processo para obtenção e utilização de pectina, com alto grau de metoxilação, de pericarpo do fruto de pequi

Processo para obtenção e utilização de pectina, com alto grau de metoxilação, de pericarpo do fruto de pequi

A invenção compreende um processo para produção de pedtina com alto grau de metoxilação extraída de pericarpo do fruto de Pequi (Caryocar brasiliense Cambess) com capacidade espessante. Especificamente, a pectina é extraída utilizando-se água como agente extrator, concentração menor de 100 g/L, em temperaturas entre 15-90ºC, por 1-20 h, seguidas de precipitação e lavagens sucessivas com solvente orgânico, preferencialmente um álcool. A pectina consiste essencialmente de uma homogalacturonana α-(1→4) ligada, com grau de metoxilação entre 55-100%, grau de acetilação entre 0,1-10%. A pectina é, ainda, caracterizada por ser um agente espessante em composições farmacêuticas, cosméticas, alimentícias e químicas, podendo ser utilizada em associação à sais e sacarose.

Titulares: UFT e UFPR
Inventores: Sérgio Donizeti Ascêncio; Jenifer Mota Rodrigues; Joana Léia Meira Silveira; Louise Provin; Maria Eugenia Duarte Noseda; Miguel Daniel Noseda.
Status: Pedido de INVENÇÃO depositado junto ao INPI
Nº do Pedido: BR 10 2013 020796-9.
Data do depósito: 15/08/2013.
registrado em:
Fim do conteúdo da página