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PDI

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento norteador do planejamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior (IES), no caso a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nele constam as estratégias, objetivos, metas e ações que serão adotadas para se atingir a missão da Universidade.

É no PDI que se encontram as políticas de ensino, pesquisa e extensão, tripé fundador de qualquer instituição de Ensino Superior, trazendo ainda as ações de gestão da Instituição, no que tange à sua organização administrativa, financeira e orçamentária, de infraestrutura e responsabilidade de inclusão social e desenvolvimento.

 

 

 

 

 

Pós-graduação e Pesquisa

A Política para o ensino de pós-graduação da UFT estabelecida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) organiza-se em torno de diferentes ações a seguir: Promoção de melhoria na qualidade dos cursos; Sistematização acadêmica com a integração da pós-graduação ao SIE; Internacionalização, com o estimulo para a vinda de alunos estrangeiros, por meio de participação institucional em programas específicos e, também de docentes em eventos internacionais, por meio da concorrência em edital especifico de apoio; Melhoria da produção científica; Apoio da qualificação docente; Oferta e controle de bolsas Capes.

Com relação a pós-graduação lato sensu, atualmente a universidade conta com vários cursos em funcionamento.

No âmbito da pesquisa, procura-se incentivar a inserção da comunidade acadêmica em projetos científicos nacionais e internacionais, por meio de divulgação de editais de pesquisa das principais agencias brasileiras de fomento; acompanhamento dos projetos realizados pelos docentes, cadastro e de relatórios; solicitação de cadastro e manutenção de grupos de pesquisa na Plataforma do CNPq; criação e manutenção de revistas eletrônicas por meio do SEER/IBICT; apoio a eventos científicos nacionais e internacionais; manutenção de programas que fomentam a realização, a divulgação e a publicação de pesquisas cientificas - Auxilio Financeiro para Eventos e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic); Novos Pesquisadores; Produtividade em Pesquisa.

Responsabilidade Social

A responsabilidade social de inclusão no âmbito econômico e cultural concentram-se majoritariamente na Proex, mesmo sendo de ciência de todos que a responsabilidade social abrange desde questões de ensino até condições físicas de uma IES.  A responsabilidade social da UFT perpassa pela preocupação em torná-la uma instituição inclusiva, com práticas que se voltam para a concretização da equidade social (de gênero e étnica) assim como cursos que pedagogicamente articulem o ensino, pesquisa e extensão, baseados pela interdisciplinaridade, com intuito do desenvolvimento sustentável da Amazônia. 

 As ações extensionistas têm refletido a integração da Instituição com a comunidade externa. Destaca-se também a responsabilidade pelas políticas de auxílio ao desenvolvimento das comunidades de indígenas e quilombolas, atendendo assim de fato à demanda social da região. A extensão universitária, na Universidade Federal do Tocantins, está alinhada às diretrizes nacionais de extensão, pactuada desde 1999 pela Política Nacional de Extensão, expressão do consenso e reformulações do Fórum de Pró-Reitores das Instituições Federais de Ensino (FORPROEX). “A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade” Destacam-se alguns programas: 

  • Programa Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos
  • Programa de Criação de Incubadora de Cooperativas Populares e Fomento à Economia Solidária no município de Araguaína/TO
  • Programa Incubadora de Empresas da Universidade Federal do Tocantins (INUFT)
  • Programa de Acesso Democrático a Universidade (Padu)
  • Programa de Acesso Democrático a Universidade para Indígenas e Quilombolas (PADIQ) 
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