Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reunião de Avaliação Estratégica do PDI consolida cultura de planejamento na Universidade
Início do conteúdo da página
RAE

Reunião de Avaliação Estratégica do PDI consolida cultura de planejamento na Universidade

Por Bianca Zanella | Publicado: Terça, 09 de Mai de 2023, 15h49 | Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2023, 16h08

Durante dois dias de programação, unidades gestoras da UFT apresentam resultados de ações realizadas em 2022 e discutem perspectivas para o período que se estende até 2025

Teve início na manhã desta terça-feira (09) a primeira edição de 2023 da Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Promovido pela Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap), o evento tem como objetivo analisar os resultados alcançados nos dois primeiros anos de execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025. Até o final da tarde de quarta-feira (10), quando será encerrada a programação, cada uma das 22 unidades gestoras irá apresentar seus relatórios de ações realizadas em 2022, e serão discutidas estratégias para que as metas estabelecidas sejam alcançadas no período restante de vigência do plano.

Evento começou com apresentação de balanço feito pela Proap e se estende até quarta-feira com apresentações de relatórios das unidades gestoras (Foto: Bianca Zanella/Sucom)Evento começou com apresentação de balanço feito pela Proap e se estende até quarta-feira com apresentações de relatórios das unidades gestoras (Foto: Bianca Zanella/Sucom)

Com 705 ações distribuídas em cinco eixos estratégicos previstas para serem realizadas por 105 unidades administrativas, o PDI abrange um total de mais de 13.300 execuções monitoradas constantemente pela equipe da Proap. Conforme o balanço apresentado na abertura do evento pelo coordenador de Análise e Monitoramento de Dados, Kaike Leonardo Carneiro, a Universidade conseguiu executar em torno de 20% das ações previstas no PDI nos dois primeiros anos (2021 e 2022), o que corresponde a metade do que seria esperado considerando o horizonte de cinco anos de planejamento.

Apesar do percentual de execução abaixo da expectativa para o período, na avaliação do reitor, Luís Eduardo Bovolato, esse número não deve ser analisado de forma isolada. "Não se pode desconsiderar o cenário de pandemia que teve um grande impacto no andamento das ações nesses dois primeiros anos, e também que houve um superdimensionamento nos planos anuais das unidades, pois vimos que algumas das ações propostas para 2021 e 2022 realmente não eram exequíveis", comentou ele. "Agora, a partir dessa avaliação, acredito que as unidades terão condições de realizar os ajustes necessários no planejamento para que tenhamos melhores resultados nos próximos anos", completou.

Pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Erasmo, destacou pontos positivos como o amadurecimento da cultura de planejamento na Universidade (Foto: Bianca Zanella/Sucom)Pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Erasmo, destacou pontos positivos como o amadurecimento da cultura de planejamento na Universidade (Foto: Bianca Zanella/Sucom)

Para o pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Erasmo, o balanço também não é negativo, e deve ser analisado por uma perspectiva qualitativa, não apenas quantitativa. "Nós ainda temos tempo de melhorar a performance até 2025, mas o mais importante é que nós estamos vendo que a cultura do planejamento está amadurecendo na UFT. É um processo educativo sobre governança que envolve uma mudança cultural. Por isso, esse resultado é positivo se considerarmos que houve um aumento significativo da participação das unidades administrativas no processo de planejamento", afirmou o pró-reitor. "Nós sabemos que isso é algo que a Universidade deve fazer por ser obrigatório, mas aqui na UFT nós fazemos planejamento porque existe um entendimento, cada vez maior, de que ele é importante e estratégico, e vem sendo cada vez mais utilizado, realmente, como um instrumento de gestão", enfatizou. 

 

 

Fim do conteúdo da página