Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IAC

IAC/UFT e ANA instalam a 1ª estação telemétrica no Rio Javaés para o monitoramento remoto das captações

A Estação Piloto estará em teste de setembro e até o final de 2020 e todas as captações serão monitoradas. O objetivo é testar a inovação tecnológica que será instalada em todas as captações da bacia e que poderá ser replicada em outras regiões de conflito do Brasil.

Instituto de Atenção às Cidades oferece capacitação gratuita para certificação 5G

O Instituto de Atenção às Cidades – IAC, da Universidade Federal do Tocantins, oferece vagas para o curso de capacitação em 5G.

As inscrições vão até dia 20 de janeiro, próxima sexta-feira, e podem ser feitas aqui.

O curso de capacitação para certificação 5G é uma parceria entre o IAC, a Fapto e Softex, além de ser uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Softex, no âmbito do Programa MCTI Futuro.

A capacitação é gratuita, com carga horária de 40 horas no formato híbrido (online e presencial). Os alunos terão aulas com instrutores capacitados e receberão um certificado emitido pela UFT.

Ao final do curso, os melhores alunos terão a oportunidade de realizar a prova de certificação em 5G.

As aulas para a primeira turma têm início em 30 de janeiro de 2023.

Quarta e última turma do curso de capacitação em 5G está com inscrições abertas

A Universidade Federal do Tocantins, por meio do Instituto de Atenção às Cidades – IAC em parceria com a FAPTO e SOFTEX, oferece curso de capacitação em 5G.

As inscrições estarão abertas até dia 10 de maio de2023, através do link. Esta é a quarta e última turma que será ofertada.

O curso apresenta uma carga horária de 40h e terá o formato híbrido como modalidade de ensino. Os alunos terão aulas com instrutores capacitados e ao finalizarem o curso receberão um certificado emitido pela UFT. Além disso, os melhores alunos terão a oportunidade de realizar a prova de certificação em 5G.

A ação é uma Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Softex, no âmbito do Programa MCTI Futuro.

Vice-reitor e pesquisador da UFT participam da 1º Conferência Educacional de Reitores da Huawei

No dia 11 de setembro, em Brasília, o vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcelo Leineker, e o professor do Curso de Engenharia Elétrica e coordenador do Instituto de Atenção às Cidades da UFT (IAC), Humberto Xavier, participaram da 1º Conferência de Reitores da Huawei ICT Academy Brasil. O evento teve como objetivo apresentar a área educacional da Huawei para as universidades e institutos federais presentes, além das possibilidades de cooperação entre a empresa e as instituições de ensino.

 

A Huawei é uma multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que possui mais de 200 parcerias com as instituições de ensino brasileiras com a finalidade de construir um ecossistema de colaboração entre indústria e academia.

 

A UFT é parceira da Huawei desde 2020. “A Huawei é uma das importantes parceiras que a UFT tem hoje. Eles têm investido bastante recurso em projetos de pesquisa, de inovação e extensão tecnológica (...) No evento, discutimos mais possibilidades de realizar novos projetos, fortalecer as parcerias e fortalecer a ideia de que a educação no Brasil precisa de investimento, de recursos e todos esses projetos que desenvolvemos servem para alcançar mais pessoas” explica o professor Humberto Xavier ao destacar que também tiveram a oportunidade de apresentar aos participantes da conferência o que a UFT já desenvolveu em parceria com a multinacional, uma solução para o monitoramento de rebanhos bovinos usando inteligência artificial, Internet das Coisas e 5G, bem como, os cursos de capacitação em 5G.

 

Humberto frisa ainda que mesmo a UFT sendo uma universidade nova, que não está localizada nos grandes centros do Brasil, ela consegue desenvolver projetos de alta complexidade com qualidade.

 

Para o vice-reitor, ser uma Instituição Cientifica e de Inovação Tecnológica (ICT) parceira da Huawei, faz-se importante para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da capacitação dos estudantes e professores a fim de suprir a demanda atual do mundo do trabalho na área de tecnologia. “A Huawei traz a possibilidade de instalação de (ICT’s) que consiste em um projeto educacional com várias trilhas de cursos, conteúdos sempre atualizados, que facilitam o dia a dia da formação da universidade que é uma formação mais ampla’, frisa Leineker.

 

Saiba mais

A Huawei ICT Academy é um programa global que abrange todo o processo e desenvolvimento de talentos, que vai desde o desenvolvimento de cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho, passando pela capacitação de instrutores, configuração do ambiente de laboratório e certificação de talentos, até o emprego.

Permite que professores, alunos e técnicos administrativos das instituições parceiras recebam treinamentos patrocinados pela empresa. Todos os cursos possuem materiais didáticos (vídeo-aulas, slides e guias de laboratórios) e exames. Uma vez que todas as atividades tenham sido realizadas, os cursistas poderão obter os certificados de conclusão dos cursos

As soluções de cooperação escola-empresa atendem as necessidades das instituições e empresas de ensino superior com objetivo de estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Os cursos profissionais presentes na ICT Academy incluem conteúdos de Big Data, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, 5G e muito mais (Com informações do site https://www.gov.br/mec/pt-br/mecplace/solucoes/parcerias/huawei/ict-academy).

Fim do conteúdo da página