Página inicial > Últimas Notícias > Audiência Pública discute Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável em Paraíso
IAC

Audiência Pública discute Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável em Paraíso

Escrito por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 14 Febrero 2020 11:34 | Última actualización: Lunes, 17 Febrero 2020 10:07

Audiência Pública de Lançamento do Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável de Paraíso do Tocantins

O Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável de Paraíso do Tocantins foi o ponto central de uma audiência pública ocorrida no último dia 12 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade. O Plano (PlanMob) foi desenvolvido pelo Instituto de Atenção às Cidades, da Universidade Federal do Tocantins.

O coordenador geral do projeto, professor Humberto Xavier, destaca que a audiência foi a oportunidade de a população contribuir na construção do Plano de Mobilidade, "adequado para o município em termos de transporte público, calçadas, estacionamentos, diminuição no número de acidentes, entre outros. É a Universidade Pública de qualidade saindo dos seus muros e levando desenvolvimento para os municípios tocantinenses".

A professora Lilian Fontes, coordenadora técnica do projeto, lembrou que desde 2012 a elaboração de um Plano de Mobilidade é obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes. "Quando bem elaborado o Plano torna-se um importante instrumento para as cidades repensarem os investimentos voltados para a mobilidade urbana, tendo a oportunidade de construir programas de ação adequados a sua realidade e mais efetivos para melhoria da mobilidade", pontua.

Ainda segundo Lilian, a participação da UFT no processo contribui para a transferência de conhecimento para os municípios, "ao mesmo tempo que coloca a academia em contato com demandas da sociedade, abrindo oportunidade para novos objetos de pesquisa. Além disso, a experiência é positiva também na área de ensino, oportunizando aos estudantes o contato com a prática", diz. Para ela, o ponto mais relevante da participação da Universidade é o impacto social "resultante da construção de um  processo participativo, que transmite e constrói conhecimento, empoderando a população no exercício da cidadania. Nesse sentido, a contribuição da Universidade não é apenas a elaboração de um produto técnico, mas um processo de transformação social", complementa.

Confira outras imagens da audiência pública:

marcador(es): Home,IAC