Página inicial > Últimas Notícias > IAC/UFT e ANA instalam a 1ª estação telemétrica no Rio Javaés para o monitoramento remoto das captações
PARCERIA

Escrito por Cynthia Barreto | Publicado: Lunes, 14 Septiembre 2020 15:04 | Última actualización: Lunes, 14 Septiembre 2020 15:32

A Estação Piloto estará em teste de setembro e até o final de 2020 e todas as captações serão monitoradas. O objetivo é testar a inovação tecnológica que será instalada em todas as captações da bacia e que poderá ser replicada em outras regiões de conflito do Brasil.

O rio Javaés, no Tocantins, se tornou na última quinta-feira (10/09) o primeiro rio federal do país a contar com uma estação telemétrica para o monitoramento remoto de captações. Após a definição da solução tecnológica mais adequada para as condições do rio Javaés, uma Estação Piloto foi instalada na captação da Fazenda Dois Rios, no município de Lagoa da Confusão - TO.

A Estação Piloto faz parte do projeto “Monitoramento Remoto das Captações no Rio Javaés”, uma parceria firmada pela Agência Nacional de Águas (ANA) com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), responsável pela inovação denominada Gestão de Alto Nível – GAN que faz a medição, telemetria e disponibilização das vazões e volumes consumidos pelas captações de água.

Com o monitoramento automático das vazões, a Agência e os usuários poderão melhor acompanhar o uso da água no rio Javaés, acompanhando em tempo real, diretamente da sede da ANA, em Brasília, as captações de água de 14 usuários de água de grande porte da bacia com 19 pontos de captação de água e 25 bombas hidráulicas que retiram, em média, 1.500 L/S para abastecer as lavouras da região.

Entenda

A tecnologia desenvolvida pelo IAC/UFT já está implantada em todas as 94 bombas da bacia do rio Formoso (TO) e utiliza uma infraestrutura física em campo, com medidor de vazão ultrassônico, transmissor de dados e micro usina solar e uma infraestrutura computacional de TI na outra ponta, para armazenar e disponibilizar as informações de vazão e consumo, em tempo real, em um Portal Espacial na internet (https://gan.iacuft.org.br). O sistema também conta com um aplicativo para dispositivos mobile, disponível na App Store e Google Play.

Com a instalação da Estação Piloto no rio Javaés, a Agência testará a tecnologia em um rio de domínio da União. Após essa fase de testes, todas as 25 bombas de captação dos usuários do Javaés receberão essas estações. A previsão é que até o final do ano, todas as bombas de captação de água estejam monitoradas pelo sistema.

marcador(es): Home,IAC