Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia Elétrica promovem evento empreendedor e arrecadam mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis
Engenharia Elétrica

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 15h53 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 15h53

A disciplina de Administração e Empreendedorismo, do curso de Engenharia Elétrica, promoveu uma competição entre os alunos, a fim de fomentar uma ação inovadora com os acadêmicos. Foi proposta uma competição esportiva entre atléticas da UFT e de outras instituições, para arrecadação de alimentos para instituições de apoio à comunidade da cidade de Palmas.

Humberto Xavier, professor da disciplina, dividiu a turma em duas equipes e desembolsou R$100,00 (cem reais) para que cada equipe investisse em uma ação empreendedora. O retorno que isso gerou tomou proporções além do esperado.

Os resultados dessa competição, intitulada Copa das Atléticas de Palmas, superou as expectativas dos organizadores. O evento conseguiu reunir mais de 15 atléticas, com 6 entidades sendo representadas, mais de 246 atletas inscritos nas 9 modalidades que foram realizadas. Além disso,  em torno de 400 a 500 pessoas estiveram presentes no evento. "Conseguimos arrecadar mais de duas toneladas e meia de alimentos não perecíveis para ajudar a quem precisa aqui em Palmas", contou Marcus Rodrigo Fonseca de Brito Gondim, um dos organizadores.

O professor da disciplina também se surpreendeu com o resultado de seus alunos: "Eu fiquei bastante feliz e orgulhoso dos alunos, porque eles abraçaram a causa, entenderam e colocaram em prática tudo aquilo que a gente já havia trabalhado na sala de aula. Me surpreendeu bastante, não só a questão financeira e dos alimentos que eles conseguiram levantar, mas também da articulação toda que eles fizeram para o evento acontecer. E isso é muito importante. Eu entendo isso como sendo uma inovação muito grande no ensino", comentou o professor.

Humberto contou ainda que essa foi uma experiência e que pretende continuar com a metodologia: "Foi a primeira vez que desenvolvemos algo parecido e com certeza entendemos que deu certo e que podemos utilizar dessas ferramentas cada vez mais na graduação", pontuou o professor Humberto Xavier.

Na competição, foram contratadas em torno de 20 a 25 pessoas. Além do cunho social foi promovida também uma oportunidade de emprego para essas pessoas: "Ajudamos diversas pessoas num único evento, tanto na parte social e financeira, quanto na parte de divulgação de apoio. Diversos nichos foram ajudados pelo nosso evento", conta Marcus.

Os alunos, envolvidos na organização pretendem repetir o evento ano que vem.