Página inicial > Últimas Notícias > Moradores de Natividade/TO comentam exposição fotográfica que exalta a cultura local através das joias artesanais
cultura e extensão

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 14h57 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h01

A exposição fotográfica "Aqui tecemos hoje os tesouros de ontem" foi inaugurada em Natividade/TO com grande participação de populares no dia 7 de setembro do corrente ano. A exposição circulará pela cidade até o dia 7 de outubro. A iniciativa é uma devolutiva da pesquisa do dossiê para registro das joias artesanais de Natividade como patrimônio cultural.

O projeto é em parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A coordenação é de Noeci Carvalho Messias, professora do curso de Teatro da UFT. Localmente, a pesquisa tem como parceira a Associação Comunitária Cultural de Natividade (Asccuna).

Repercussão

O catireiro Belarmino Ferreira é uma referência da cultura local e foi um dos retratados na exposição fotográfica. Ele esteve presente e comentou o lançamento. "Olhando a exposição e o depoimento de várias pessoas me fez sentir que a UFT e o Iphan têm um interesse muito profundo em resgatar a cultura e a história de Natividade. Ver os depoimentos das bordadeiras, dos ourives, da suça, tudo isso valoriza as nossas raízes culturais. Foi uma exposição muito bonita".

O ourives Zé Leal é um dos artesãos que produz as joias de Natividade e mantém a tradição viva. Seu trabalho também é retratado na exposição. "Me senti muito orgulhoso. Nunca esperava que fosse acontecer e está acontecendo. É um jeito muito legal de reconhecer o nosso trabalho. Trabalho com isso há tanto tempo e não sabia que as joias tinham essa ênfase tão grandiosas na nossa cultura. Ver uma exposição fotográfica com várias fotos de pessoas usando nosso trabalho é muito gratificante".

A analista do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan em Brasília, Kátia Michelan, descreve que as devolutivas são apresentações de resultado e também contribuem para colocar esse bem nos holofotes: são produzidas reportagens e as pessoas percebem o que está acontecendo. "A pesquisa faz parte do processo de registro, mas ainda não é o registro. Com essa devolutiva, já existe uma produção documental. As devolutivas são etapas fundamentais. São resultados da pesquisa e também possibilidades de avaliação".

Kátia acrescenta que é fundamental que o processo de registro de um bem seja participativo. "A devolutiva é um momento em que o pesquisador e o pesquisado conseguem compartilhar e analisar o resultado. Na exposição fotográfica foi muito perceptível isso: as pessoas se viam e se sentiam representadas. Uma coisa é ser fotografada e outra é ela se ver. A exposição foi um momento para eles se verem e se sentirem importantes. Tanto os ourives, quanto as pessoas que usam as joias puderam sentir a valorização da joia como forma de expressividade do local".

Como é essa exposição?

A exposição "Aqui tecemos hoje os tesouros de ontem" é a primeira proposta de partilha de resultados da pesquisa com a comunidade nativitana, e combina duas séries fotográficas em tecido. A primeira, “Janelas”, mostra pessoas que participaram do ensaio fotográfico realizado pela equipe de pesquisadores, com suas joias. Esta série destaca as joias como parte da identidade dos nativitanos. A opção pelo tamanho e suporte da impressão remete às bandeiras tradicionalmente presentes nas festividades da cidade. A segunda série é uma seleção de imagens da Festa do Divino Espírito Santo, na qual as joias são capturadas sendo usadas pelas pessoas em meio ao contexto devocional e festivo tão próprio de Natividade. A opção pelo tamanho e suporte da impressão remete às bandeirolas, também tradicionalmente presentes nas festividades da cidade.

A exposição reúne 54 fotos impressas em tecidos que foram produzidas pelos fotógrafos Daniel dos Santos e Rafael Trapp. Ambos também são jornalista da UFT e professor do IFTO, respectivamente. A direção de arte é de Renata Ferreira, professora do curso de Teatro da UFT. Os bordados foram feitos por Dona Zeza, Professora Tânia das Mercês e Sandra Leal, integrantes da Asccuna. A realização foi patrocinada pela produtora cultural Simone de Natividade, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Natividade.

Anteriormente:

Exposição fotográfica valoriza as joias artesanais de Natividade como patrimônio cultural

marcador(es): Teatro,Proex,Home