Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Teatro

"Revista de Artista" tem lançamento previsto para final do mês de julho

Organizada por grupos de pesquisa da UFT a publicação tem grande adesão nacional e internacional

17 cursos de graduação têm novos PPCs aprovados no Consepe

Conselho também encaminhou outras pautas na 112ª reunião ordinária realizada nos dias 6 e 7 de dezembro

Câmpus de Palmas inaugura Complexo Laboratorial de Teatro HÔÔXWA: um tributo à cultura indígena

O evento que marca a inauguração do Complexo Laboratorial do curso de Licenciatura em Teatro da UFT, Câmpus de Palmas, terá início dia 18 de abril, quinta-feira. A programação é da Coordenação do curso de Teatro e coordenada pela professora Adriana dos Reis Martins e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Teatro, coordenado pela professora  Bárbara Tavares, com apoio da  Propesq da UFT, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Secretaria da Cultura do Tocantins e Ministério da Cultura. A abertura do prédio Hôôxwa é um convite para todos. É uma oportunidade de celebrar a cultura tocantinense, aliada ao comprometimento de estudantes, docentes e servidores técnicos do curso de Teatro.

A programação

No dia 18 de abril, às19h30, ocorrerá uma oficina aberta à comunidade: Riso, Teatro e Ritual: poéticas de resistência para a criação de novos mundos, ministrada pela professora Ana Carolina Fialho (UESB); Exposição fotográfica e vídeos dos povos Krahô e Xerente.

Dia 19

17h: Solenidade de Abertura com o Hôôxwa Ismael Ahpracti Krahô, autoridades e comunidade presente;

17h30: Homenagem às professoras fundadoras do curso de Teatro;

17h40: Palestra HÔÔXWA: Ensino de teatro e a sabedoria dos povos ancestrais -  Profª Drª Ana Carolina Fialho (UESB);

19h: HÔÔXWA - Ritual de inauguração do complexo laboratorial do curso de Teatro.

19h30: Confraternização.

Valorização e reconhecimento dos povos originários do Tocantins

O Hôôxwa vem para tirar o conceito que teatro não diz respeito somente às manifestações cênicas de origens eurocêntricas, mas um universo rico e diverso, que inclui diferentes formas de expressão e rituais.

A professora Reijane Pinheiro da Silva, do Colegiado do curso de Nutrição da UFT, antropóloga e colaboradora dos processos do campo de estudos indígenas da Universidade, destaca o significado do nome do prédio e o porquê dessa referência: “A importância de nomear um espaço da UFT com o nome HÔÔXWA reside em reconhecer a importância da presença indígena no universo de saberes, cosmologias e artes que caracterizam os povos do Tocantins e, consequentemente, a UFT. Para além de uma homenagem, esse nome carrega parte do ethos de um povo que, apesar da violência sistemática imposta desde a colonização, cultua a alegria e o riso como um dos elementos de resistência e vida, de um bem viver, com o qual podemos aprender e nos reinventar diante dos desafios do nosso tempo.” Ressalta.

O novo espaço para o curso de Teatro, ansiosamente esperado, agora conta com uma infraestrutura mais adequada, atendendo assim as necessidades como aulas práticas corporais, de práticas cênicas e de criação sonora e visual (sonoplastia, figurinos, adereços e formas animadas como bonecos e máscaras) e também é visto como uma forma de valorizar o senso de pertencimento dos estudantes, diminuindo os índices de evasão.

Fim do conteúdo da página