Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > É tudo culpa deles!
Início do conteúdo da página
Dia do Estagiário

É tudo culpa deles!

Por Bianca Zanella | Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 10h22 | Última atualização em Sábado, 19 de Agosto de 2023, 08h34

Mais de 320 estudantes de graduação colaboram com o desenvolvimento de atividades em diversos setores da Universidade

Eles têm fama de serem atrapalhados, de terem pouco conhecimento e de "servirem" apenas para tarefas de baixa complexidade. Acrescente a isso as características típicas da Geração Z, que engloba os jovens que atualmente estão entrando no mercado de trabalho, e o resultado é que muitas vezes são acusados de terem poucas habilidades práticas fora do mundo digital, assim como baixa motivação profissional e pouco comprometimento com as organizações onde trabalham. Mas será que isso é verdade?

 

Vanessa, Glenda, Thiago, Gleyci, Carol e Paulo Régis, estagiários da Sucom (Foto: Kleber Abreu/Sucom)Vanessa, Glenda, Thiago, Gleyci, Carol e Paulo Régis, estagiários da Sucom (Foto: Kleber Abreu/Sucom)

 

Mais de 320 estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins que realizam estágios obrigatórios e não obrigatórios na própria UFT ajudam a derrubar diariamente esses mitos, ao mesmo tempo em que colaboram ativa e significativamente com o funcionamento da Instituição. Diante de quadros de funcionários enxutos que não acompanharam o crescimento da Instituição ao longo dos anos, os estagiários e estagiárias representam um reforço importante na força de trabalho no atendimento de demandas de diversas áreas. Além disso, eles formam uma ponte que aproxima os setores administrativos dos estudantes, e agregam novas ideias e conhecimentos às equipes que, aliados à experiência dos servidores e servidoras, contribuem para melhores resultados.

"O que a gente percebe aqui no nosso dia a dia é que as características positivas dessa Geração Z aparecem muito mais do que as negativas", comenta o Superintendente de Comunicação, Kleber Abreu. Mais do que dificuldades para lidar com hierarquia, realizar tarefas de rotina ou cumprir horários, o que se sobressai é a facilidade dos jovens para lidar com equipes diversas, o engajamento para participar de projetos colaborativos importantes para a sociedade, a flexibilidade, o pensamento rápido, o dinamismo e a criatividade para encarar desafios. "As características da Geração Z aparecem muito aqui na Sucom especialmente quando a gente precisa se conectar com o nosso principal público-alvo, que são os estudantes, porque eles fazem parte desse grupo, são nativos digitais e conhecem as novas linguagens e tecnologias como ninguém", ressalta ele. Por outro lado, também têm um lado ruim: "sem dúvida o pior é o imediatismo, a impaciência para fazer as coisas com mais zelo aos detalhes, porque para eles é tudo muito rápido e é nesse ponto que a experiência dos servidores da equipe faz toda a diferença", comenta o professor.

Os maiores grupos estagiários da UFT estão alocados em dois setores que prestam serviços essenciais e transversais que se refletem no funcionamento de toda a Universidade: a própria Superintendência de Comunicação (Sucom) e a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic), que contam com dez estagiários cada.

Na Protic, o grupo de alunos e alunas do Curso de Ciência da Computação atua na Fábrica de Softwares, onde desenvolvem soluções digitais para simplificar diversas rotinas acadêmicas e administrativas como o Sistema Gera +, que gera assinaturas de e-mail e imagens de perfis institucionais padronizadas, o PPC+, para a elaboração dos Projetos Pedagógicos de Curso, e o próprio Sistema de Acompanhamento e Gestão de Estágios (Sage). Nas palavras da chefe do setor de acompanhamento de estágios da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Josseane Araújo, "são eles que 'salvam' a nossa vida!".

 

Estagiários da Fábrica de Software (Foto: Samuel Barbosa/Protic)Estagiários da Fábrica de Software (Foto: Samuel Barbosa/Protic)

 

Na Sucom, estudantes de diferentes cursos atuam em frentes como design gráfico, redação e produção de conteúdos em diferentes formatos, para diferentes mídias e redes sociais. Além disso, desde abril deste ano, uma equipe de três estagiários e uma estagiária atua diretamente na força-tarefa de implantação do novo Portal UFT, que já criou e inseriu na nova plataforma conteúdos em milhares de páginas. Com uma rotina dinâmica, eles escrevem, criam artes, vídeos, discutem estruturas de conteúdos, participam de reuniões mas, claro, tudo isso, só depois de buscar o café – tarefa obrigatória com rodízio definido em escala.

"Minha rotina no estágio é a melhor possível, eu sempre digo pra todo mundo que eu não poderia trabalhar em um local melhor. Eu fiz amigos na Sucom e pessoas que vou levar pro resto da minha vida... ali somos um time", conta Vanessa Sabino, que integra a força-tarefa do site. "Os principais aprendizados desse período foram, com certeza, trabalhar em equipe. Nunca é fácil estar em um ambiente novo, com pessoas novas e com uma atividade nova. Mas, com o apoio dos meus colegas e supervisora consegui me encaixar facilmente e de maneira rápida. Além disso, aprendi a me envolver com dados, algo que eu não tinha muita convivência no mundo acadêmico do jornalismo", acrescenta ela, que encontrou nas experiências do estágio inspiração para fazer o TCC. "O que eu mais gostei de fazer no estágio até agora foi escrever os textos dos municípios para o Novo Portal da UFT, porque eu me senti mais conectada ao Tocantins com as pesquisas que precisei fazer para levantar informações a respeito de cada cidade. [...] Na busca de um tema para o meu TCC, eu nunca tinha imaginado fazer algo regional, mas hoje decidi que vou fazer algo sobre o Tocantins justamente por causa dessa atividade."

Quer conhecer mais os estagiários que atuam na Universidade? Assista ao vídeo produzido por eles mesmos publicado no perfil @UFToficial no Instagram:

Reels Estagiários

 


Além dos espaços da UFT

Segundo dados do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Estágios (Sape), da Prograd, conforme levantamento realizado em julho deste ano, a UFT tem um total de 6.079 estudantes matriculados em disciplinas de estágios obrigatórios, incluindo 224 alunos e alunas dos cursos de licenciatura que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) que atuam em salas de aula de diversas escolas.

Além disso, a UFT conta atualmente com 123 empresas conveniadas em diversas partes do país, além de agentes de integração como IEL, Ciee e Companhia do Estágio para a realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios. A relação de empresas conveniadas pode ser conferida aqui

O estágio é uma parte fundamental da formação acadêmica e profissional, que contribui tanto para o acúmulo de experiências quanto para facilitar o ingresso e a adaptação dos estudantes no mercado de trabalho. Ele pode ser obrigatório – como parte da carga horária curricular dos cursos de graduação – como não obrigatório, com caráter complementar.

Mais informações sobre estágios podem ser obtidas no Sape, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou nas Centrais e Divisões de Estágios dos câmpus da UFT.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página