Página inicial > Últimas Notícias > Prograd lança Sistema PPC+
inovação

Prograd lança Sistema PPC+

Por Virginia Magrin | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2022, 10h10 | Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2022, 09h18

Com a intenção de ajudar na elaboração e atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) é que nasceu o “Sistema PCC+”. O sistema tem o objetivo de minimizar os principais erros encontrados no processo de elaboração atual, como computo de carga horária e matriz curricular, além de estabelecer um fluxo multisetorial capaz de avaliar cada item do PPC de acordo com a área de competência, como por exemplo, infraestrutura, controle acadêmico e biblioteca. O lançamento vai acontecer dia 10 de maio, às 15h, no Youtube oficial da UFT.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (Prograd), em parceria com a Fábrica de Software, e vem para facilitar a elaboração e revisão de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) por partes dos colegiados em seus Núcleos Docentes Estruturantes (NDE). Ana Carmen Santana, coordenadora de Desenvolvimento e Regulação da Graduação da UFT, ressalta que o PPC+ vai além de um sistema: “É uma sistemática de formação de coordenadores e membros de NDE, bem como de acompanhamento da elaboração dos PPCs”.

O PPC

Priscila Oliveira, diretora de Políticas e Programas Especiais em Educação da Prograd, explica que o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o instrumento que concentra a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial (para cursos EaD) e a infraestrutura, vetores de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino e de aprendizagem da graduação.

Neste processo de elaboração a equipe elencou as principais dificuldades encontradas para a elaboração do documento, tais como a falta de padronização do formato dos PPCs na universidade; erro no cômputo de cargas horárias; relação bibliografia e possibilidade de aquisição e o excessivo número de alterações.

Com as principais dificuldades elencadas, o Sistema foi criado para trazer melhorias como a padronização do documento final; cálculos automáticos; aviso de pendências; minuta de resolução padronizada; salvamento automático; possibilidade de múltiplos pareceristas e acompanhamento da Prograd.

Sistema PPC+

O acesso ao PPC+ é realizado através do endereço http://fabricadesoftware.uft.edu.br/seap. O login utilizado é o mesmo da Plataforma Sisma. Eduardo Cezari, pró-reitor de Graduação da UFT, explica que a intenção é que o PPC seja elaborado direto no sistema, facilitando o processo de análise e redação e contribuindo para dar mais celeridade no processo de elaboração e tramitação do PCC no tempo de sua elaboração. “Vai facilitar muito o processo dos pareceristas, dos professores que elaboram e da gestão ao longo do tempo”, garante Cezari.

Ana Carmen mencionou ainda, que o PCC+ pode ser utilizado desde o começo das discussões e esse processo é iniciado pelo presidente do NDE do curso, que designa no sistema os colaboradores que vão participar da elaboração e do preenchimento. Para iniciar o processo no Sistema PPC+ é preciso pedir autorização para a CDRG, via processo SEI, com as informações de data de início e fim. Ana Carmen afirma que será ofertado atendimentos personalizados por área dos cursos, para que ninguém fique sem orientação.

As principais funcionalidades do sistema são:

• Cadastro de múltiplos colaboradores para preenchimento dos dados do PPC.
  • Ferramenta para controle de modelos de PPC pela Prograd
    • preenchimento de tópicos padronizados (contexto institucional, histórico, missão e valores)
    • definição de tópicos e subtópicos a serem preenchidos;
    • instruções para preenchimento de tópicos e seções;
  • Formulário para cadastros de núcleos de estudo, disciplinas, equivalências curriculares e docentes.
  • Cômputo e limitação de carga horária de acordo com o tipo de curso;
  • Aviso de pendências;
  • Controle de prazos (90 dias);
  • Controle de alterações;
  • Processo de revisão por múltiplos setores;
  • Criação do PDF de forma automática (pronto para enviar a Socs);

Quanto às regras, o sistema impõe limitações e exigências no preenchimento dos módulos do PPC para que seja permitido a submissão para revisão e aprovação:

• De acordo com as regras definidas para determinado tipo de curso ou PPC, todas as disciplinas cadastradas devem somar um total de carga horária entre os valores mínimo e máximo estabelecidos.
  • Todas as disciplinas devem possuir nomes não repetidos, ementa preenchida e carga horária total maior que zero horas;
  • Deve haver componentes livres cadastrados (exigência de conclusão de disciplinas optativas) se houver disciplinas optativas cadastradas;
  • Número mínimo estabelecido de bibliografias básicas e complementares deve ser atingido em todas as disciplinas;
  • Módulo Qualitativo deve estar completo, ou seja, todos os tópicos devem estar preenchidos ou assinalados como “Não se aplica”;
  • Arquivos apêndices obrigatórios no módulo qualitativo devem ser fornecidos;
  • Caso o PPC seja levado para revisão e retornado para edição pelo NDE, todos os comentários dos revisores devem ser assinalados como “resolvido” para continuação do processo.
marcador(es): Prograd,Home