Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estágios

Acompanhe o andamento de algumas seleções da UFT

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal do Tocantins (CEP/UFT) publicou edital que rege a seleção de estagiário para o setor. Aluno de qualquer curso pode concorrer e a carga horária é de 20 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho com a entrega de currículo e comprovante de matrícula na secretaria do CEP/UFT. Para mais informações e acompanhar a seleção, clique aqui.

A Direção do Câmpus de Palmas também está com processo de seleção aberto e realizou hoje a fase de entrevistas com os alunos que tiveram suas inscrições homologadas. O resultado final deve ser divulgado 22 de junho, sexta-feira. Confira o edital que regula a seleção.

O curso de Engenharia Civil divulgou o resultado final da seleção de estágio não obrigatório, que pode ser conferido no Edital.

Coinfra seleciona estagiários dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica

A Coordenação de Infraestrutura do Câmpus de Palmas (Coinfra) está com inscrições abertas, até o dia 08 de março de 2023, para seleção de candidatos a vagas de estágio curricular obrigatório em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

São 02 vagas para estudantes de Engenharia Civil e 02 destinadas ao curso de Engenharia Elétrica. Para concorrer às vagas, os critérios são os seguintes:

- Estar regularmente matriculado na disciplina de Estágio Obrigatório dos cursos de Engenharia Civil ou de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins;

- Ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 20 (vinte) horas semanais;

- Ter habilidades em informática (editores de texto, planilhas eletrônicas e programas para desenho técnico).

As inscrições podem ser feitas através do linke o estágio tem início dia 15 de março e termina em 30 de junho de 2023.

Todas as informações no edital completo estão aqui.

Contatos

Pró-reitoria de Graduação (Prograd)
Unidade: Coordenação de Desenvolvimento e Regulação da Graduação
Responsável: Josseane Araújo da Silva Santos (Técnica em Assuntos Educacionais)
Joas Castro Costa (Assistente em Administração)
(63) 3229-4117 ou (63) 3229-4272
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep)
Unidade: Coordenação de Pessoal – Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
Responsável: Simone Pereira
(63) 3229-4074
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Vice-Reitoria
Unidade: Setor de Convênios de Estágios
Responsável: Marina Mariza Corrêa
(63) 3229-4053
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Centrais e Divisões de Estágios nos Câmpus

Câmpus de Arraias
Unidade: 
Buritizinho
E-mail: 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 
(63) 3653 3421
Responsáveis: 
Rebeca Mendes Garcia e Janeisi de Lima Meira

Câmpus de Gurupi
Unidade: Divisão de Estagio e Assistência Estudantil (Diest)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (63) 3311-1655
WhatsApp: (63) 3311-1655
Responsáveis: Cris Barbosa e Viviane Eliara

Câmpus de Miracema
Unidade: Central de Estágios e Assistência Estudantil - Miracema
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (63) 3366-8629
WhatsApp: (63) 3366-8629
Responsável: Ivone Fonseca de Lima Neta

Câmpus de Palmas
Unidade: Central de Estágios - Palmas
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (63) 3229-4683
Responsáveis: Marina Bittar Mourão Trabulsi e Rita Oliveira

Câmpus de Porto Nacional
Unidade: Divisão de Estágio e Assistência Estudantil (Diest)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (63) 3363-9419
Responsável: César Evangelista Fernandes Bressanin

Curso de Enfermagem abre novas frentes de estágio

O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem empenhado esforços para abertura de novos campos de estágios para seus acadêmicos, vencendo os desafios de retorno às atividades presenciais impostos pela pandemia, com o olhar voltado à formação integral dos acadêmicos e respeito às normas de biossegurança. Para isso, foi firmado um Termo de Convênio entre a UFT e o Centro de Ensino Integrado das Américas – Escola Maple Bear Palmas, com vigência de cinco anos, para continuidade das atividades de estágio na área escolar

A coordenado do curso, professora Ana Edith Farias Lima, explica que uma das áreas de atuação da enfermagem é a saúde escolar, na qual os alunos de enfermagem já desenvolviam ações durante o estágio obrigatório na atenção primária em saúde. Para que isso fosse possível, a escola Maple Bear Palmas disponibilizou espaço físico para acolher a equipe de enfermagem, assim como mobiliário, equipamentos e insumos necessários ao desenvolvimento do estágio solicitado pela equipe.

“A enfermagem escolar não tem o intuito de substituir as atividades de competência dos profissionais da rede municipal de saúda da atenção primária, mas trabalhar no apoio a educação pela promoção da saúde e prevenção de doenças no âmbito escolar, e realizar os encaminhamentos necessários para os demais níveis de atenção à saúde da população, seja primário, secundária ou terciária da saúde”, enfatizou a coordenadora do curso.

Estágio

Ana contou ainda, que primeira turma de estagiários iniciou as atividades na escola no dia 22 de fevereiro deste ano e finalizou em 09 de junho de 2021. Foram atendidos ao todo 15 estagiários, divididos em duplas, sendo uma dupla por turno, e um ficou individualmente. Cada aluno realizou em média 90 horas de estágio, embora alguns tenham realizado carga horária superior. A orientação acadêmica foi realizada pelos professores Ana Edith Farias Lima e Mauro Maués, e a supervisão de campo pela professora Ângela Pereira.

Já no período do dia 15 de junho a 15 de julho de 2021, a escola recebeu duas acadêmicas por meio de estágio curricular não obrigatório. Para tanto, a escola disponibilizou um enfermeiro para apoiar na supervisão do estágio, enquanto a orientação acadêmica ficou sob responsabilidade da professora Ângela Pereira. No período de 02 a 20 de agosto de 2021, recebeu outro grupo de alunas para estágio curricular obrigatório, visando complementação de carga horária, sendo a supervisão realizada nos três primeiros dias pelo enfermeiro disponibilizado pela escola, e substituída em seguida pela Ângela Pereira.

Entre as ações realizadas pelos estagiários estão a avaliação geral de escolares na entrada e saída, tendo a aferição da temperatura corporal como um dos parâmetros avaliados, além de um olhar clínico que permite detectar qualquer alteração na criança antes da entrada na escola; assistência de enfermagem aos estudantes e profissionais da escola, com uso do processo de enfermagem; apoio ao Comitê de Enfrentamento COVID da escola, por meio de auxílio na coleta e análise de dados de saúde importantes na vigilância epidemiológica, especialmente nesse período de pandemia; atividades de educação em saúde; e avaliação ambiental com vista a identificação de riscos, planejamento e implementação de ações de prevenção de riscos ambientais.

“Certamente tal parceria contribuiu de forma significativa no processo de formação profissional dos estagiários que tiveram a oportunidade de vivenciar a enfermagem escolar, assim como contribuiu para o processo de promoção da saúde e prevenção de agravos na escola”, destaca Ana.

Para além dessas ações, também foi realizados testes rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em parceria com o projeto Sexualidade Responsável, sob orientação da professora do curso de Enfermagem da UFT,  Mírian Cristina dos Santos Almeida.

É tudo culpa deles!

Mais de 320 estudantes de graduação colaboram com o desenvolvimento de atividades em diversos setores da Universidade

Estagiário tem direito a férias/recesso?

Ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, será concedido período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

Estágio: mais que uma obrigação, uma experiência de vida

Você estudante da UFT, quer entrar no mercado de trabalho e não sabe como? O estágio é sua melhor opção! Eles são uma excelente oportunidade para aprender na prática aquilo que se vê na teoria.

Essa modalidade de trabalho foi estabelecida pela Lei do Estágio (nº 11.788/2008) e engloba os tipos obrigatórios e não obrigatórios (interno ou externo).

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), os estágios são regulados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenação de Desenvolvimento e Regulação da Graduação/Estágios. Ela atua mediando os processos que são feitos através das Centrais de Estágios, presentes em cada câmpus.

 

Tenho interesse. Como achar uma vaga? 

Os estudantes ficam sabendo das vagas através de cartazes nos blocos, murais e nas coordenações de curso, bem como na página da UFT. Muitos também recebem anúncios em grupos de whatsapp e redes sociais, inclusive a central de estágios do Câmpus de Palmas tem um perfil no instragram com várias oportunidades @centraldeestagiosuft.

 

Achei minha vaga. E agora, como proceder?

Preciso procurar a Central de Estágios do seu câmpus. Lá eles vão orientar sobre toda a documentação necessária. Quando o estágio curricular é obrigatório, o professor orientador da disciplina que é o responsável pela busca dos campos de estágio. O aluno só precisa estar devidamente matriculado nas disciplinas de estágio (estágio I, II, III, IV). Contudo, o estudante também pode procurar as centrais de estágio do seu câmpus e se informar sobre vagas e empresas conveniadas e documentação necessária. O acesso se dá através do sistema SAGE.

Para o estágio não-obrigatório interno (dentro da nossa instituição), o acadêmico deverá informar-se por meio de editais publicados pelos setores, por meio da Página da UFT. Os estagiários selecionados recebem bolsa e auxílio-transporte. O processo seletivo é regido pela lei de estágio e segue os mesmos princípios do estágio obrigatório, contudo, o aluno não precisa estar matriculado em disciplinas de estágio. Porém, se o projeto político pedagógico do curso permitir, este pode ser aproveitado como estágio curricular obrigatório.

Os estágios não obrigatórios externos também são mediados pelas centrais de estágio, pois também referem-se às atividades realizadas em empresas conveniadas.

Você encontra todos os documentos e formulários necessários para realizar seu estágio na Página sobre Estágios da UFT ou com as Centrais de Estágios.

 Câmpus de Arraias

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (63) 3653 3405

Câmpus de Gurupi

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (63) 3311-1655

Câmpus de Miracema

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (63) 3366 8629

Câmpus de Palmas

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (63) 3226-4683

@instagram.com/centraldeestagiosuft

Câmpus de Porto Nacional

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (63) 3363-9419

Fim do conteúdo da página