Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Nivelamento e Acompanhamento das Engenharias e Computação abre inscrições para todos os alunos da UFT
gratuito e online

Por Virgínia Magrin | Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 09h02 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 09h41

Trata-se de cursos de matemática, química e programação, preparados para suprir as dificuldades dos acadêmicos

Imagine o cenário: você acaba de chegar à universidade pública que você tanto almeja e está prestes a começar a trilhar o caminho para ingressar na área de engenharia ou computação, mas nas primeiras aulas se depara com disciplinas como Química I, Cálculo I, Geometria Analítica I, Física I e Introdução à Lógica de Programação, todas matérias de conteúdo denso e que são pré-requisitos para outras que virão. Para muitos é assustador, difícil de acompanhar e até o motivo de desistência.

Pensando nisso e com a intenção de ajudar estes alunos, os cursos de Engenharias e Computação do Câmpus de Palmas, se juntaram! Eles observaram que esses alunos precisavam de uma formação complementar, uma formação que fosse de encontro às dificuldades e limitações que diversos calouros têm apresentado ao longo dos semestres e criaram o Programa de Nivelamento e Acompanhamento das Engenharias e Computação (PNAEC), na modalidade digital.

“O Programa nasce para auxiliar o discente em seu trajeto acadêmico, com cursos de matemática, química e programação, preparados para suprir as dificuldades dos acadêmicos como estratégia de nivelamento e redução da evasão e retenção”, afirma Glêndara Martins, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos da UFT. O Programa é gratuito e contará, ainda, com o acompanhamento do Programa de Inovação Pedagógica (PIIP) dos cursos para dar suporte, ajudando-os no processo de aprendizagem.

Inscrições

O PNAEC está cadastrado junto a Proex e montado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponível a todos os acadêmicos da UFT, de todos os Câmpus. Para se inscrever basta acessar a página https://ava.uft.edu.br/palmas/course/view.php?id=5651. O curso é online, na plataforma os inscritos terão acesso às vídeo-aulas, material didático e às equipes do PIIP para dirimir suas dúvidas. Como o curso é online, cada inscrito pode acompanhar as aulas no horário que melhor se encaixar à sua rotina.

“Não é destinado apenas aos alunos das engenharias e computação, mas a todos os alunos dos cursos e câmpus da UFT que tem essa demanda, essa fragilidade nas áreas de química, matemática e programação”, explica Glêndara. Ela conta ainda, que o Programa se inicia para atender a comunidade interna e será ampliado a toda a sociedade com o passar do tempo. Além disso, há a previsão de ampliar essa iniciativa para outros componentes curriculares, abrangendo demandas de nivelamento de outros conteúdos.

Parceria

Os cursos foram planejados e desenvolvidos por docentes do colegiado de Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica e do colegiado de Ciências da Computação, pensando principalmente nos pontos que são falhos, que faltam uma complementação quando esses alunos entram na Universidade.

“Essa ideia surgiu de um diálogo entre nós, enquanto coordenadores de cursos das engenharias e do curso de computação, em que a gente percebeu que era necessário que esses alunos tivessem uma formação complementar quando chegassem à universidade, para dar suporte no percurso de formação que eles vão fazer nesses cursos e também surgiu das diretrizes curriculares, que trazem cada vez mais a ideia de nivelamento. Decidimos unir esforços para buscar estratégias e o curso nasceu!”, comemora Glêndara.

Gisele Souza Parmezzani Marinho, coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, lembra que o projeto de nivelamento e recepção aos ingressantes já vem sendo aplicado pela engenharia elétrica desde 2017, presencialmente, e uma melhora no perfil do aluno vem sido percebida. Agora eles uniram esforços para atender um público ainda maior: "Esse programa é importante porque ajuda o aluno ingressante no processo de acolhimento e integração à universidade, visto que, identificadas algumas lacunas no conhecimento adquirido durante o ensino básico devido às diferentes escolas e metodologias utilizadas em sua formação, este programa o prepara para receber de forma mais eficaz o que será trabalhado nos anos iniciais de sua formação acadêmica".

A expectativa do coordenador do curso de Ciências da Computação, Tanilson Dias dos Santos, é que com a implantação desses cursos de nivelamento, os alunos possam entrar melhor preparados em várias disciplinas no curso, impactando assim em uma redução nas taxas de evasão e reprovação. "Esse programa faz parte de um conjunto de ações articuladas que vem sendo executadas sistematicamente entre os cursos de Engenharias Civil, Elétrica, Ambiental e Alimentos com o curso de Ciência da Computação, e vem mostrando resultados positivos. Temos conseguido otimizar oferta de componentes curriculares, aumentar número de vagas em disciplinas, dobrar capacidade de eventos como semanas acadêmicas, esses e muitos outros resultas positivos estão sendo observados com o estreitamento das relações entre os colegiados", garante ele.

Para quem se pergunta, o que difere este curso de outros possíveis nivelamentos ou vídeo-aulas encontradas em outras plataformas digitais?  O PNAEC foi preparado por quem tem noção clara das dificuldades que os estudantes da UFT têm apresentado ao longo dos semestres e foi direcionado à essas dificuldades.