Página inicial > Últimas Notícias > UFT se reúne com Senar-TO para discutir estratégias de cooperação mútua
cooperação

UFT se reúne com Senar-TO para discutir estratégias de cooperação mútua

Por Ana Lissa Alves | Revisão: Paulo Aires | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 18h21 | Última atualização em Sábado, 23 de Abril de 2022, 15h06

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) esteve reunida, nesta terça-feira (12), com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO). O encontro visou estreitar os laços e promover parcerias entre as duas instituições.

Estiveram presentes na reunião, o reitor da UFT Luís Eduardo Bovolato; a superintendente do Senar, Rayley Luzza; representantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da UFT em Gurupi; representantes de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) em Araguaína; representantes de Administração e Ciências da Computação do Câmpus de Palmas.

“Nosso principal objetivo é, inicialmente, construirmos um termo de cooperação técnica para que acadêmicos da Universidade possam estagiar conosco no Senar”, comenta Rayley Luzza e acrescenta: “A partir da reunião de hoje, surgiram novas propostas de trabalho [...] e projetos, tanto na área de sustentabilidade com o curso de Engenharia Florestal, e também com as outras áreas de agronomia, zootecnia e veterinária, onde vamos construir um termo de parceria [...]”.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias de aproximação entre as instituições a fim de efetivar parcerias para a realização de programas de estágio para alunos de áreas agrárias e de tecnologia da informação, além de propostas de capacitação, inovação, pesquisas e tecnologias.

“O objetivo maior é [...] abrir espaços no campo de estágio para nossos estudantes e, também, uma possibilidade de desenvolvimento conjunto em ações de extensão e criar a condição para que o Senar possa ser um empregador de todos aqueles profissionais que se formam na Universidade”, pontua o reitor. “A expectativa é que a partir dessa conversa inicial, possamos desenvolver uma cooperação e uma parceria bastante profícua”, declara Bovolato.

Sobre o Senar-TO

O SENAR é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e administrada por um Conselho Administrativo Tripartite. É integrante do Sistema “S”, onde estão também o SENAI, o SENAC e o SEBRAE, dentre outros.

O SENAR está presente em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal, as chamadas Administrações Regionais. Também conta com uma Administração Central em Brasília, de onde parte o suporte administrativo, metodológico e jurídico, bem como o contato com as diversas instituições e os diversos órgãos federais e internacionais ligados à educação e ao trabalho.