Página inicial > Últimas Notícias > Projeto produz cartilhas sobre animais peçonhentos para distribuição em escolas públicas de Porto Nacional
PESQUISA-AÇÃO

Por Alaiane Sales (*) | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 09h00 | Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 11h02

O produto nomeado “Cartilha para colorir: animais peçonhentos, seres humanos e ambiente” é o resultado de uma pesquisa-ação proposta pela tese da doutoranda, Yara Gomes Corrêa, sob orientação da professora e doutora, Carla Simone Seibert, do Curso de Pós-graduação em Ciências do Ambiente da UFT. A cartilha teve também a colaboração de alunos do curso de Ciências Biológicas (Câmpus de Porto Nacional), de Ciências da Computação (Câmpus de Palmas), e do professor da rede municipal, Ibis Alan de Souza.

Considerando os conhecimentos preexistentes de crianças do 5º ano, o material tem como propósito mostrar os principais aspectos morfofisiológicos e a prevenção quanto aos animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões e arraias de água doce.

Amadurecimento profissional

Formada em Ciências Biológicas, Taluany Nascimento, uma das alunas envolvidas, diz que sua participação foi extremamente importante e contribuiu para seu amadurecimento profissional: “Hoje percebo que esse contato com os alunos das diferentes escolas, vivenciando diferentes situações, proporcionou-me reflexões próprias acerca da docência e de como oferecer atividades que realmente tenham significado e sentido para os alunos. Cabe ressaltar também, a importância dessas atividades, que levam o acadêmico a se comunicar com a realidade profissional, sendo uma troca de ganhos entre a universidade e a comunidade”, pontuou.

Alguns kits foram produzidos para serem sorteados nas escolas no Dia das Crianças, além de centenas de exemplares distribuídos e higienizados em suas bibliotecas, contendo orientações para os professores coordenarem as atividades de maneira apropriada. Para Yara, que também é a autora dos desenhos, “a pesquisa-ação é gratificante porque permite que a academia produza conhecimentos e produtos que intervenham diretamente na comunidade,  aliás é de interesse próprio da mesma solucionar problemas.”

O trabalho contou com o apoio de dois projetos financiados, o “Uso do Storytelling na Educação Ambiental para Sensibilização do Público Infantil sobre Animais Peçonhentos.” pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e o “Fortalecimento de programas de Pós-Graduação, na Amazônia e na Extra-Amazônia, com ênfase em envenenamentos ofídicos: uma estratégia de formação de pessoal e interdisciplinaridade”, do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com a professora Carla, foi muito empolgante desenvolver o projeto: “O contato direto com as escolas mostrou a lacuna que existe entre a universidade e a educação básica. A universidade tem um enorme potencial na promoção de material didático, e a educação básica precisa dessa força”, enfatizou.

Confira outras imagens da cartilha e das pessoas envolvidas:

PSC 2020/2

Você sabia que pode fazer parte de projetos assim? Os cursos de Ciências Biológicas (Câmpus de Porto Nacional) e Biologia (Câmpus de Araguaína) têm vagas ofertadas no Processo Seletivo Complementar da UFT (PSC 2020/2). As inscrições podem ser feitas de forma online e você pode usar sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 ou 2019. O prazo para inscrição segue aberto até domingo (29 de novembro). Basta clicar aqui e realizar a sua, gratuitamente.

Tudo sobre o PSC 2020/2 você confere nesta matéria.