Página inicial > Últimas Notícias > Projeto instala sistema de microgeração de energia solar no Câmpus de Palmas
SUSTENTABILIDADE

Projeto instala sistema de microgeração de energia solar no Câmpus de Palmas

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 17h02 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 17h03

Placas fotovoltaicas estão instaladas nos blocos I e H, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)Placas fotovoltaicas estão instaladas nos blocos I e H, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)O projeto de extensão Microgeração Fotovoltaica, desenvolvido pelos alunos do Ramo Estudantil do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) da UFT sob orientação dos professores Alcy Monteiro Júnior, Stefani Freitas e Priscila Oliveira, visa desenvolver uma bicicleta elétrica para o Câmpus, que pode ser carregada diretamente na rede de energia. Placas fotovoltaicas já estão instaladas nos telhados dos Bloco I e H, no Câmpus de Palmas, para viabilizar o projeto.

"Pensamos em montar uma bicicleta ergométrica. Nela, quando uma pessoa estiver se exercitando, produzirá energia e alimentará a Universidade. Então, temos a questão da geração de energia e a qualidade de vida que será proporcionada para alunos e servidores. Nossa meta é que esse projeto ocorra o quanto antes", explica o professor Monteiro.

Para realização do projeto, a Universidade ganhou um kit da empresa PHB Solar com placas fotovoltaicas. Quem executou a montagem do kit foram as empresas Palmas Energia Solar e PHB Solar, sem qualquer ônus para a Universidade. A fixação é feita com uma estrutura específica e vem junto com o kit. O sistema de microgeração de energia solar está instalado nos Blocos H e I e cogera energia para o Bloco dos laboratórios de  Engenharia Elétrica.

O objetivo do projeto Microgeração Fotovoltaica "sinaliza um importante passo para estudos de sustentabilidade, energias renováveis e geração distribuída no Câmpus da UFT", diz a professora Stefani.

Semana Acadêmica

Várias atividades estão em desenvolvimento durante a VI Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Elétrica, X Semana Acadêmica de Ciências da Computação e I Simpósio de Estudos em Engenharia Elétrica do Tocantins, iniciadas nesta terça-feira (15). Uma delas foi o acompanhamento do empresário e mestre em Engenharia Elétrica Ildo Bet, da PHB Solar, empresa doadora do kit fotovoltaico, na implementação do projeto de extensão "Microgeração Fotovoltaica".

Por ocasião das atividades da semana, o professor Monteiro Júnior recebeu Ildo Bet na UFT para a palestra magna de abertura da Semana Acadêmica. Depois da palestra, o empresário acompanhou os progressos da instalação e montagem do kit.

Palestra magna com o professor Alcy Monteiro e presença do MSc. Ildo Bet (Foto: Stefani Freitas)Palestra magna com o professor Alcy Monteiro e presença do MSc. Ildo Bet (Foto: Stefani Freitas)

Leia mais: Palestras sobre inovação e empreendedorismo marcam semanas acadêmicas