Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGSSocial > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

O curso contará com duas parcerias institucionais, através de articulação acadêmico-científica realizada entre o curso de Serviço Social da UFT junto ao programa de pós- graduação da Escola de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)  e ao Programa de Pós-graduação em Política Social, do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). Além disso, a UFT através da Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI), estabeleceu termos de cooperação internacional com diversas universidades. Para este curso, encontra-se em andamento um termo de cooperação internacional de natureza técnica, científica e cultural com a Universidade Lusófona de Porto-Portugal junto ao curso de Serviço Social. O diálogo com o curso de Serviço Social da Universidade Lusófona já existe desde 2013, inclusive com atividades acadêmicas desenvolvidas de forma conjunta no âmbito da formação profissional em Porto-Portugal.

O Câmpus de Miracema da UFT oferece aos estudantes dois Laboratórios de Informática com uma excelente estrutura de recursos computacionais para aulas práticas multidisciplinares. O laboratório multidisciplinar possui 25 computadores conectados à internet, onde os estudantes podem aprimorar suas pesquisas e conhecimentos. Já no laboratório coordenado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPS), há 30 computadores também conectados à internet que atendem aos estudantes de todos os cursos. Outros equipamentos serão disponibilizados, sendo eles três computadores, dois gravadores, data show e televisão. Será disponibilizada uma sala para o laboratório de Prática Profissional em Serviço Social e Políticas Sociais, equipada com quatro computadores de mesa, kit multimídia e material para teleconferência. Além disso, serão destinadas ao curso uma sala para coordenação, outra para aula e uma específica para defesa, bem como o auditório do Câmpus. A unidade ainda possui acessibilidade, tendo em vista as áreas comuns com rampas, banheiros adaptados e as salas onde ocorrerão as atividades do Mestrado.

O câmpus de Miracema é equipado, ainda, com a biblioteca “Paulo Freire”, criada em 1992. Possui uma área total de 375,85 m², dividida em sala de leitura , área de processo técnico da informação e área de acervo, a qual os usuários têm livre acesso. Situada em local de fácil acesso, dentro do próprio Câmpus, todas as coleções estão alocadas no andar térreo, devido ao peso dos livros, em local silencioso, iluminado, em área que permita ampliações futuras. É importante lembrar que foram construídas rampas em frente à biblioteca para facilitar o acesso de cadeirantes, bem como dos demais usuários. A informatização da biblioteca e de seu acervo está por conta do Sistema de Informações para o Ensino (SIE), que permite aos usuários fazerem pesquisas, reservas e renovações de livros on-line, além de consultas sobre títulos do acervo, com muito mais facilidade e praticidade. O funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 22h, ininterruptamente, e também aos sábados, de 8h as 12h. Dentre os serviços oferecidos estão:

  • Empréstimos domiciliar (informatizado) para alunos, professores e funcionários da instituição devidamente regularizados;
  • Consulta local informatizada;
  • Consulta online;
  • Orientação na normalização de trabalhos acadêmicos;
  • Serviços de reservas e renovação online de publicação; Pesquisas bibliográficas;
  • Acesso aos periódicos da CAPES;
  • Elaboração de Ficha Catalográfica;
  • Programas e conscientização para preservação do acervo;
  • Visita orientada;
  • Wireless (Internet sem fio, que abrange todo o prédio, o que deixa o sinal de internet excelente).
  • Emissão de e-mail automático para informar os usuários do empréstimo, devolução e aviso de quando a reserva estará disponível.
  • Treinamento de usuários com relação ao Regimento e Regulamento das Bibliotecas da UFT.

O Câmpus de Miracema está sendo ampliado em outro espaço, através do Câmpus II, envolvendo blocos de salas de aula e em especial com um bloco de 3 pavimentos para a implantação da nova biblioteca. 

Fim do conteúdo da página