Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGA > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

A Agroenergia coloca-se como alternativa econômica e ambientalmente viável, sendo a grande responsável pela transição mais tranquila para uma matriz energética com maior participação de energias renováveis e limpas. O Brasil possui uma matriz energética com significante participação de energias renováveis, tendo acumulado larga experiência na produção de álcool combustível. A este cenário soma-se o fato de que o Brasil é geograficamente privilegiado em termos de incidência de radiação solar, extensão de terras agricultáveis e possui tecnologia de ponta no manejo de solos e culturas tropicais.

Para o estado do Tocantins, a consolidação do mestrado em Agroenergia vem ao encontro de suas aptidões como fronteira agrícola, promissora na produção de grãos e geração de biomassa potencialmente geradoras de biocombustíveis. As informações geradas poderão subsidiar o desenvolvimento da cadeia produtiva agroenergética e colocar o estado em posição de destaque neste setor.

Neste contexto, o Programa de Pós-Graduação em Agroenergia (PPGA) tem como objetivos gerais desenvolver, aprimorar e difundir conhecimentos de técnicas de produção de culturas bioenergéticas, de processos de obtenção de biocombustíveis e da utilização potencial de seus coprodutos (resíduos), bem como relacioná- los a aspectos socioeconômicos e ambientais, principalmente das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Aprovado pela Capes em 2007, o PPGA iniciou suas atividades do Curso de Mestrado em março de 2008, com o ingresso da primeira turma formada por 12 alunos. É aberto a profissionais das diferentes áreas do conhecimento relacionadas às cadeias produtivas de agroenergia.

Fim do conteúdo da página