Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGA > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Controle de Poluição Ambiental

O Grupo estuda as diversas formas de controle de poluição, tanto nas dimensões da água, solo e ar. Com relação a poluição da água, estuda-se diversos tipos de tratamentos para esgotos sanitários e águas de abastecimento, resíduos de ETEs e ETAS e águas residuárias industriais. Para poluição do ar, temos linha de pesquisa de monitoração da poluição sonora, acompanhamento, por meio de modelagem matemática, de plumas de dispersão de poluentes. O grupo estuda a problemáticas dos resíduos sólidos com vistas a utilização dos materiais para reciclagem, gerando renda. Na dimensão do solo, estudamos o controle da poluição do solo por compostos combustíveis e a influência da irrigação da deteriorização da qualidade do solo drenagem urbana e manejo de águas de chuva. O Grupo desenvolve pesquisa sobre políticas públicas relacionadas com a área do saneamento.

 

Clima, Uso da Terra, Desenvolvimento e Mudanças Regionais

A expansão da fronteira agrícola para o centro-norte do País, em especial no Cerrado, tem provocado mudanças na forma de ocupação, uso e implementação de tecnologias na terra. Isso tem afetado a mudança da cobertura vegetal, motivando a investigação de questões relacionadas às conseqüências das mudanças no uso da terra, das mudanças climáticas e o desenvolvimento regional. Mudanças ambientais têm ocorrido nas últimas décadas, em escala local e global, devido às emissões de GEE, pela queima de combustíveis fósseis,e as mudanças no uso da terra, pelo desmatamento, urbanização e o monocultivo em grandes extensões. Estas alterações provocam impactos tanto no estado do clima, quanto na qualidade e quantidade dos serviços ambientais dos ecossistemas. Este Grupo insere-se no contexto do projeto LBA, sendo que grande parte das atividades são desenvolvidas pelo Laboratório Lamam-UFT, o qual interage com diversas instituições parceiras, como o próprio Laboratório de Clima e Biosfera - IAG/USP.

 

Grupo de Estudos de Solos e Aproveitamento de Resíduos Energéticos

Os trabalhos realizados pelo Gesare visam gerar informações que orientem os setores produtivos na preservação dos recursos naturais, enfocando principalmente as questões relacionadas com o manejo do solo e dos resíduos agroindustriais. Reconhecendo as demandas cada vez mais crescentes por alimentos e fontes de energias renováveis e a grande responsabilidade que recai para as áreas de produção localizados em condições de cerrado, os trabalhos primam pela geração de informações que possam contribuir com a sustentabilidade dos sistemas produtivos conduzidos nestas condições.

 

Genética e Melhoramento de Plantas

O estado do Tocantins é uma das mais recentes fronteiras agrícolas brasileira, ressaltando-se as condições ambientais peculiares para a produção agrícola. Essa condição de cultivo condiciona uma série de demandas de pesquisa a serem realizadas. Entre essas, destacam-se as pesquisas básicas e aplicadas, relacionadas aos estresses bióticos e abióticos em plantas cultivadas. Neste sentido, a genética e o melhoramento de plantas tem sido responsáveis por grandes avanços científicos e tecnológicos. A partir de estudos genéticos relacionados a herança e a variabilidade genética de caracteres envolvendo resistência ou tolerância a estresses como doenças, pragas, solos ácidos, altas temperaturas, dentre outros, tem-se a possibilidade de gerar conhecimentos científicos e propor desenvolvimentos tecnológicos que constituam em meios de viabilizar a produção agrícola sob tais estresses. Destacam-se como desenvolvimentos tecnológicos a síntese de populações com adaptação aos estresses, que tanto poderão resultar em novas variedades a serem colocadas à disposição dos agricultores, quanto serem utilizadas em estudos de melhoramento genético, contribuindo, assim, para o acréscimo de conhecimentos nessa área de pesquisa agrícola. Além disso, deve-se destacar a importância do desenvolvimento de tais pesquisas no meio acadêmico, de forma a inserir o estudante na ciência e tecnologia, em temas de relevância para a sociedade.

 

Energia e Meio Ambiente

Os trabalhos deste grupo têm por objetivo promover a geração, transmissão, distribuição e o uso final da energia de forma racional, seja elétrica, seja mecânica, seja térmica. Através da utilização, tanto de fontes convencionais (hidrelétrica das redes de distribuição ou Termelétricas com turbinas a gás, vapor e geradores a combustão interna (a diesel ou outros combustível não renovável) como da energia alternativa (renováveis: solar, eólica, micro, mínis e pequenas centrais hidrelétricas e termelétricas com fonte de calor advindas da biomassa). Com a implantação de sistemas eficientes de geração de energia, seja no campo, seja na cidade (autoprodutores) pretende-se propiciar às comunidades (rurais, quilombolas, e citadinas) meios para um desenvolvimento sustentável em médio prazo, através da aplicação de tecnologia nos processos agrícolas, nos processo de produção de bens e serviços e nas residências. Tem a intenção de desenvolver tecnologia limpa ou que impacte minimamente o meio ambiente.

 

Núcleo em interunidades em desenvolvimento econômico, social e energético

Este grupo terá como finalidade desenvolver pesquisa e projetos na área de economia, sociedade, energia e meio ambiente, dentro do área de desenvolvimento econômico. Têm-se como meta desenvolver projetos, orientar alunos de graduação e de mestrado e realizar trabalhos técnicos na área de Planejamento Energético, Planejamento Regional e Urbano, Economia Agrária e da Energia. Este grupo está ligado à Universidade Federal do Tocantins, ao Curso de Economia e ao Mestrado em Agroenergia.

Fim do conteúdo da página