Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGA > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

O PPGA dispõe de um prédio que abriga o Núcleo de pesquisa em Agroenergia, contendo:

  • Uma sala de coordenação;
  • Uma sala de secretaria;
  • Duas salas de aula (auditório);
  • Uma sala para laboratório de informática;
  • Dois laboratórios, sendo:

- Um Laboratório Integrado para Solos e Aproveitamentos de Resíduos Agroindustriais – Coordenador Dr. Guilherme Benko de Siqueira
- Um Laboratório para Obtenção de Etanol 2G – Coordenador Dr. Emerson Adriano Guarda

O Programa também possui outros laboratórios instalados em setores diversos na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas, destinados à pesquisa em Agroenergia, que são:

 

Laboratório de Instrumentação Científica

Com uma área total de 65,0 m2, é composto de sala de preparo onde existe pias para lavagem de equipamentos e vidrarias, capela para exaustão de gases, estufas de secagem, autoclave, exaustor central, banhos-maria - inclusive com refrigeração, bancadas de preparo/trabalho em granito, armários modulados com gavetário específico para guardar vidrarias diversas, depósito de produtos químicos, central de gases combustíveis, central de gases analíticos e depósito para materiais diversos. Sala de análises físico-químicas contendo bancadas de preparo/trabalho em granito, armários modulados com gavetário específico para guardar vidrarias diversas, ar condicionado Split, destilador de água, purificador de água MilliQ, potenciômetro, balanças analítica e semi-analítica, chapas aquecedoras com e sem agitação, vortex, analisador automático de gordura e proteína, digestor/destilador Kjeldhal, evaporador rotativo, centrífuga refrigerada, extrator soxlet, vidrarias diversas, 4 dessecadores, 3 microcomputadores pentium IV (plataformas Windows). Sala de cromatografia, climatizada, contendo Cromatógrafo Líquido SHIMADZU 2006, gradiente quaternário, detectores UV/VIs e índice de refração, colunas RP, SiO2, NH2, Gel Filtration; Cromatógrafo Gasoso SHIMADZU 2006, Colunas, central de gases White Martins; Termoanalisador DSC SHIMADZU 2006 completo, bancos, 2 refrigeradores 320 L, 2 freezers 280 L. Este laboratório, em termos de infraestrutura física e de equipamentos está habilitado a ser credenciado pelo ministério da agricultura para certificação da qualidade de matérias primas e produtos agropecuários. No contexto da presente proposta, o mesmo estará apto a dar suporte às análises de caracterização de produtos e de matérias primas com potencial agroenergético. 

Atende a linha de pesquisa "Avaliação e aproveitamento de resíduos gerados pela produção de biocombustíveis".


Laboratório de Sistemas de Produção de Energia a Partir de Fontes Renováveis (Lasper)

Possui pias para lavagem de equipamentos e vidraria, bancadas de trabalho, um depósito de produtos químicos e um depósito para materiais diversos. Possui um medidor de pH, um termômetro digital de solos, um condutivímetro, um cronômetro digital, um refratômetro, dois deionizadores de água, um destilador, dois dispensadores para uma alíquota e um para duas alíquotas,uma mesa agitadora orbital, um aparelho de Casagrande, dois blocos digestores, duas bombas de vácuo e ar comprimido, um agitador de peneiras, um agitador de tubos, um lavador de pipetas, dois agitadores magnéticos sem aquecimento e dois com aquecimento, duas buretas digitais, dois dispensadores diluidores de volume variável, um fotômetro de chamas, um espectrofotômetro digital, duas estufas de secagem e esterilização e uma pipeta de volume variável. Conexo ã essas instalações, foi recentemente edificada uma planta piloto para produção de etanol a partir de fontes amiláceas, haja vista que o grupo de pesquisa em energias renováveis vem há dez anos pesquisando clones melhorados de batata doce para produção de etanol. A referida mini usina está equipada pra processar até 150 litros/dia de etanol, estando instalados os seguintes equipamentos: caldeira horizontal flamotubular (150 Kg/vapor/hora), tacho de sacarificação, 4 dornas de fermentação (500 L cada), coluna de destilação, depósito de álcool, tudo em aço inox AISI 304, estando todo o processo sob monitoramento semi-automatizado. Financiamento do MCT.

Atende as linhas de pesquisa "Avaliação e aproveitamento de resíduos gerados pela produção de biocombustíveis" e "Sistemas de produção e melhoramento de culturas visando a produção de biocombustíveis".

 

Laboratório de Microbiologia

Possui duas câmaras de fluxo laminar, três BOD sendo uma com controle de fotoperíodo, estantes de aço, um armário de aço, dois refrigeradores 320L, três aparelhos de ar refrigerado electrolux 7500 BTUs, seis microscópios óticos, três lupas óticas, um quadro branco, 6 cadeiras estofadas, quatro bancadas melamínicas grandes, uma estufa de secagem de vidraria Fanem, dois autoclaves, dois banhos-maria.

 

Mecânica, Máquinas e Implementos Agrícolas da Estação Experimental

Área física de 9 ha. Possui um trator e um microtrator, duas grades, um cultivador, um pulverizador de barras com tanque de 400 l, 4 pulverizadores costais, um Tritton, uma roçadeira, duas carretas, uma enxada rotativa, um esmeril, uma semeadora/plantadeira de plantio direto. Os equipamentos existentes destinam-se somente para atividades experimentais. Possui pias para lavagem de equipamentos e vidraria, bancadas de trabalho, um depósito de produtos químicos e um depósito para materiais diversos. Possui um medidor de pH, um termômetro digital de solos, um condutivímetro, um cronômetro digital, um refratômetro, dois deionizadores de água, um destilador, dois dispensadores para uma alíquota e um para duas alíquotas,uma mesa agitadora orbital, um aparelho de Casagrande, dois blocos digestores, duas bombas de vácuo e ar comprimido, um agitador de peneiras,um agitador de tubos, um lavador de pipetas, dois agitadores magnéticos sem aquecimento e dois com aquecimento, duas buretas digitais, dois dispensadores diluidores de volume variável, um fotômetro de chamas, um espectrofotômetro digital, duas estufas de secagem e esterilização e uma pipeta de volume variável.

 

Laboratório de Biomassa e Biocombustíveis

Um laboratório com cerca de 200 m2, equipado com reator termoquímico, mufla, estufa, agitador magnético, phmetro, densimetro digital, viscosimetro digital, GC/MS/MS e GC/FID. Finalidade: avaliação físico-química da qualidade de biocombustíveis e desenvolvimento de biocombustiveis e processos para produção de biodiesel, bem como caracterização de biomassa para produção de biocombustíveis, quantificação de biomassa e carbono em biomassas aplicadas para produção de biocombustíveis associado a minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Recursos da Petrobrás e do CNPq.

 

Laboratório de Biotecnologia

Área de aproximadamente 105m2. Principais equipamentos disponíveis: destilador de água, balança analítica, 2 pHmetros, microcentrífuga eppendorf comum,banhos de aquecimento, capela de fluxo laminar, agitador-aquecedor, aquecedores com agitação magnética, forno de microondas, 1 termociclador, uma fonte de 300 volts, 3 cubas de eltroforese horizontal, 1 transiluminador UV, máquina digital Olympus 5.1 Megapixels, 2 refrigeradores, espectofotômetro, câmara de Neubauer, câmara de germinação, 1 computador Pentium 3 Itautec c/monitor 21´ e gravadora CDRom e 2 computadores AMD 600Mhz conectados à rede internacional de internet, 2 microscópicos ópticos Oleman e 1 lupa Oleman, micropipetadores ajustáveis.

 

Laboratório de Pesquisa em Química

Laboratório recentemente criado, onde são desenvolvidas pesquisas em química de biocombustíveis e materiais lignocelulósicos. Formado de duas unidades: uma com aproximadamente 90m2, com pia, bancadas em granito, duas capelas de exaustão de gases, balança analítica, fotômetro de chama, espectrofotômetro UV-Vis, rotaevaporadores, estufa de secagem, mufla, destilador de água, osmose reversa, geladeira, freezer, agitadores magnéticos, utilizada também como laboratório didático; e uma com aproximadamente 30m2, com pia, bancadas, duas capelas de gases, densímetro digital de bancada, viscosímetro, phmetro, turbidímetro, bombas de vácuo, rotaevaporador, banho termostatizado, agitadores magnéticos. Neste laboratório serão alocados equipamentos recentemente aprovados em edital MCTI/Finep/CT-Infra - Proinfra – 01/2011, como módulo termogravimétrico (DSC/TGA), biorreator automatizado e sistema de espectrofotometria por plasma de micro-ondas.

 

Além dos laboratórios de análise e pesquisa, o PPGA conta ainda com:

• LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: Dois laboratórios atendem às necessidades dos alunos, ambos com instalações adequadas ao uso a que se destinam, qual seja, atividades de pós-graduação. Estão disponíveis 25 computadores, sistema operacional Windows, com acesso à internet e a 100% das bases de dados do Portal Capes de Periódicos. O mestrado em agroenergia disponibiliza atualmente para os seus alunos três computadores com acesso à internet, além das instalações descritas acima.

• BIBLIOTECA: Tratando-se de uma Universidade descentralizada, a UFT dispõe de bibliotecas setoriais, locadas em seus respectivos câmpus, as quais atendem às demandas do corpo docente e discente. Toda a instituição, incluindo os computadores do Câmpus de Palmas, apresenta acesso ao Portal de periódicos da Capes, que recentemente ampliou acesso a 100% da base de dados do Portal Capes para a UFT. A biblioteca que atende o curso de Mestrado em Agroenergia é, principalmente, a biblioteca do Câmpus de Palmas.

O espaço físico da biblioteca corresponde área total de 3.158,23 m², dividida em térreo, 1º andar, 2º andar. O acervo está armazenado em boas condições, em estantes apropriadas, com fácil acesso aos usuários. Toda área é climatizada, iluminada natural e artificialmente. O espaço conta com: 69 módulos de estudo individual; 189 mesas para estudo de grupo e 181 acentos; sala da coordenação; sala de processamento técnico; setor de circulação e atendimento e 10 cabines de pesquisa na internet.

O acervo da biblioteca é composto de livros, dissertações e teses, folhetos, periódicos nacionais e estrangeiros, obras de referência e materiais especiais direcionado às áreas de conhecimento trabalhadas nos cursos do Câmpus de Palmas da UFT. As obras encontram-se ordenadas por assunto de acordo com a Classificação Decimal Dewey (CDD). Os materiais (livros, dissertações e teses) existentes na biblioteca, estão cadastrados (no SIE/biblioteca), possibilitando a circulação do material de acordo com a política de empréstimo estabelecida, com possibilidade de renovações ou reservas. Atualmente conta com 57.706 exemplares de livros, 2.284 monografias de graduação, 69 monografias de especialização, 362 dissertações, 43 teses, 362 multimeios (CD’s, DVD’s e VHS) em um total de 60.612 materiais de consulta. Seguindo a política de modernização e aquisição de acervo nas bibliotecas do Sistema de Biblioteca da Universidade, frequentemente executa-se a aquisição de novos títulos e exemplares de livros para compor as bibliografias básicas e complementares de todas as disciplinas oferecidas nos cursos de graduação e pós-graduação no Câmpus de Palmas.

A biblioteca tem como finalidade oferecer apoio aos programas acadêmicos da UFT por meio de serviços e produtos que forneçam suportes informacionais para o ensino, a pesquisa e extensão. O usuário tem livre acesso ao acervo, com exceção dos livros depositados em reserva, os quais deverão ser solicitados aos atendentes, somente para consulta local. O empréstimo de qualquer material é exclusivo ao corpo discente, corpo docente ou corpo técnico-administrativo, sendo a biblioteca aberta à comunidade em geral para consulta local.

Fim do conteúdo da página