Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perfil do Egresso

O Curso de Especialização em Análise de Dados pretende formar profissionais especialistas capacitados para trabalhar com pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e inovação, contribuindo para a evolução do conhecimento científico e tecnológico nas áreas de engenharia, gestão e tecnologia por meio da aplicação de métodos, ferramentas e tecnologias de Análise de Dados de maneira transversal à diversas áreas do conhecimento, atuando no desenvolvimento socioeconômico do Estado do Tocantins, Região Norte e Brasil. O profissional deverá ser capaz de avaliar, especificar e desenvolver novas ferramentas, modelos, métodos e sistemas computacionais relacionados à análise de dados aplicada à diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, em especial, aquelas consideradas potenciais para o desenvolvimento da região de atuação das instituições e do curso. Espera-se que o profissional especialista em Análise de Dados seja capaz de analisar as tecnologias disponíveis, para a geração de conhecimento e para a análise e processamento da informação sob diversos aspectos e temas.

Os egressos estarão aptos a desenvolver, integrar, aplicar e propor novas ideias, adotando as mais recentes e adequadas tecnologias de análise de dados para diversos setores, os quais demandam geração de conhecimento para apoio a decisão e otimização de projetos, processos e produtos. A expectativa é que o egresso seja capaz de consolidar futuro potencial para a pesquisa, inovação e desenvolvimento, sendo associada a uma visão crítica e atual da área de atuação, a partir das trocas teóricas e metodológicas para a geração de novos conceitos e metodologias para o tratamento de problemas complexos presentes no cotidiano profissional. Diante disto, deseja-se que o egresso apresente as seguintes competências:

  • Capacidade de pensar de forma crítica e usando metodologias adequadas na resolução de problemas e tomada de decisões.
  • Autonomia para compreender e aprender a evolução do seu domínio na área de análise de dados.
  • Capacidade para trabalhar em equipe/grupo.
  • Capacidade para se comunicar com efetividade de forma oral e escrita para apresentação de projetos na área de análise de dados.
  • Capacidade para exercer a docência em assuntos relacionados com as áreas afins do curso.
  • Capacidade para propor e desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e inovação na área de análise de dados aplicados no contexto da Universidade Federal do Tocantins e parceiros.
  • Responsabilidade ecológica, na preservação do meio em que vivemos, gerenciando de forma otimizada os recursos naturais renováveis e não renováveis.
  • Capacidade para estabelecer parcerias nas diversas áreas do conhecimento e aplicar a análise de dados na solução de problemáticas na área de gestão estratégica.
  • Capacidade para definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e inovação na área de análise de dados, visando atender demandas específicas para o desenvolvimento nacional, regional, local e/ou institucional.
  • Capacidade para interagir com institutos de pesquisa, empresas públicas e privadas, e demais organizações no desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, na transferência de conhecimento e geração de inovação para contribuir com o desenvolvimento dessas organizações e, consequentemente, no desenvolvimento local, regional e nacional.
Fim do conteúdo da página