Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Informações Gerais

Apresentação

O curso de Especialização em Análise de Dados foi concebido para a formação de servidores da Universidade Federal do Tocantins, instituições parceiras, nesse caso a Controladoria Geral da União (CGU) regional Tocantins, assim como, para a comunidade, para que os acadêmicos possam propor e desenvolver projetos e protótipos de soluções em análise de dados no contexto do Universidade Federal do Tocantins e instituições às quais estão associados, a partir das metodologias, técnicas e ferramentas abordadas no curso.

Justificativa

 

A Análise de Dados emergiu como uma nova e importante disciplina que reúne métodos, ferramentas e técnicas importantes das áreas de estatística, banco de dados e mineração de dados. O surgimento dessa disciplina deu-se devido ao crescimento de conjuntos de dados massivos contendo milhões ou até bilhões de observações, a partir de diferentes fontes de dados de instituições públicas federais, estaduais e municipais e instituições privadas, tais como grandes redes varejistas, empresas de telecomunicações, instituições financeiras, seguradoras, companhias aéreas,  mídias sociais na Internet e em aplicações científicas.

O grande desafio para a Análise de Dados é preparar e disponibilizar dados com qualidade e transformá-los em informações e conhecimentos úteis para as instituições e para sociedade, por meio da aplicação de técnicas de mineração de dados e inteligência artificial. A utilização de informações de qualidade e confiáveis é uma exigência para que gestores, em todos os níveis de atuação, possam melhorar a qualidade de suas decisões e o desempenho de suas organizações. Com as metodologias e técnicas da Análise de Dados é possível gerar modelos para auxiliar na previsão de contextos em diversas áreas de atuação das organizações.

A Análise de Dados requer conhecimento de domínio e um amplo conjunto de habilidades quantitativas. Nesse sentido, as instituições perceberam a necessidade de contratar um quadro de analistas de dados. Ao mesmo tempo, as instituições acadêmicas de ensino buscam montar programas de análise de dados para atender à crescente demanda por esse profissional, frente aos desafios da formação com as competências e habilidades adequadas atualmente exigidas a esse perfil profissional. A Análise de Dados possui natureza interdisciplinar e busca formar uma nova geração de especialistas com conhecimento nas áreas de computação, estatística, mineração de dados, além de domínio nas suas áreas de atuação profissional no domínio da aplicação. Profissionais que trabalham com análise de dados são constantemente exigidos a conhecerem técnicas, metodologias e ferramentas, cada vez mais atuais. Portanto, a Especialização em Análise de Dados se propõe a preparar um profissional diferenciado na sua área de atuação desenvolvendo as competências e habilidades exigidas para o ingresso no campo da Análise de Dados, cada vez mais demandado pelas organizações.

Objetivos

Geral

Ofertar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Análise de Dados para 20 servidores da UFT, 02 servidores da CGU e membros da comunidade para capacitar profissionais da área de gestão, engenharia e tecnologias das instituições com uma sólida formação em Análise de Dados, para que os mesmos possam propor e desenvolver projetos e protótipos de soluções no contexto da Universidade Federal do Tocantins e instituições parceiras, a partir das metodologias, técnicas e ferramentas abordadas no curso.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar profissionais com competência para conceber, especificar, analisar, desenvolver, implementar, adaptar, manter e evoluir soluções com as modernas tecnologias de dados, voltadas às necessidades das indústrias ou empresas de diversos segmentos.
  • Desenvolver habilidades para identificar problemas de ordem organizacional, operacional ou sistêmica, relacionados com dados e informações, e propor soluções apropriadas que gerem ganhos organizacionais, comerciais ou financeiros.
  • Permitir ao profissional usar estrategicamente a inteligência de negócio e a análise de dados como elementos de criação e manutenção de vantagem competitiva para as organizações.
  • Capacitar o profissional a desenvolver projetos em ciência, tecnologia e inovação na área de análise de dados aplicados ao contexto da Universidade Federal do Tocantins e instituições parceiras.
  • Orientar os profissionais no desenvolvimento de protótipos de solução de análise de dados aplicados nas bases de dados da Universidade Federal do Tocantins e instituições parceiras.
  • Formar recursos humanos de excelência que possam atuar em pesquisa, desenvolvimento e inovação, em situações que demandem conhecimento especializado em análise de dados.

 

Público-alvo

O público alvo deve ser formado, em geral, por Graduados ou Pós-Graduados em cursos na área de gestão, engenharias e tecnologias e interessados em conhecer e se preparar para novos desafios profissionais na área da análise de dados e gestão da informação. É previsto um público composto por profissionais:

  • Gestores e analistas de áreas de negócio que necessitam aprimorar seu conhecimento e habilidade em Análise de Dados;
  • Gestores tomadores de decisões que precisam utilizar informações de qualidade para alavancar as instituições nas quais atuam;
  • Auditores que precisam utilizar dados para aprimorar atividades de controle e monitoramento;
  • Profissionais que trabalham monitorando programas e políticas públicas em órgãos nas esferas municipais, estaduais e federais, coletando dados e analisando seus resultados;
  • Profissionais envolvidos com sistemas de informação ou que necessitam entender melhor os processos de preparação e análise de dados;
  • Interessadas em estudar, conhecer novas tecnologias de computação e análise de dados.
  • Profissionais de Inteligência de Negócios e TI, gerentes de TI, coordenadores de projetos, analistas de negócios, cientistas de dados e profissionais da área de gestão, engenharia e tecnologia.
  • Profissionais de nível superior visando especializar na área de análise de dados e inteligência empresarial para aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área de inteligência analítica de negócios, os quais ocupam ou possam vir a ocupar papéis de tomada de decisão nas empresas.

 

Realização

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Análise de Dados é promovido pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep) em parceria com a Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap) da Universidade Federal do Tocantins, através do Núcleo de Computação Aplicada e Fábrica de Software do Curso de Ciência da Computação.

 

 

                              

 

Fim do conteúdo da página