Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos inaugura a Central de Bioprospecção de Produtos da Amazônia Legal (CBPA)
novidade

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 09h16 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 09h24

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), está dando mais um passo rumo à inovação com o lançamento da Central de Bioprospecção de Produtos da Amazônia Legal (CBPA). O empreendimento representa um marco na exploração sustentável da vasta biodiversidade amazônica para fins industriais.

A CBPA, composta por uma rede de laboratórios especializados, está direcionada à identificação e desenvolvimento de produtos derivados da rica biodiversidade da Amazônia. Os quatro laboratórios do curso (Laboratório de Cinética e Modelagem de Processos - LACIMP, Laboratório de Instrumentação Científica-LABIC, Laboratório de Microbiologia de Alimentos-LMA, Laboratório de Análises de Alimentos e Produtos-LABAP) e seus parceiros (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Produtos Naturais e Biomassa-LAPNABIO, Laboratório de Tecnologias Computacionais-LABTEC) colaboram em projetos de pesquisa e extensão tecnológica, além de fornecer serviços à comunidade.

Segundo o professor Sérgio Vilalba, presidente do Comitê Gestor da CBPA, "A central possibilitará o aumento quantitativo e qualitativo de pesquisas tanto da UFT como do público externo, fomentando assim a inserção social da Universidade."

Para a professora Glêndara Martins, vice-coordenadora do PPGCTA, a CBPA representa "uma junção de esforços de equipes com expertise em extrair o que há de melhor na nossa biodiversidade e transformar em produtos e processos de interesse."

Além disso, a CBPA trabalhará em estreita colaboração com a unidade Embrapii, recentemente credenciada junto à UFT, fortalecendo ainda mais suas capacidades de pesquisa e desenvolvimento.

O regimento da CBPA encontra-se disponível publicamente na página do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFT. Este lançamento marca um avanço na exploração responsável e sustentável dos recursos naturais da Amazônia, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico da região e do país como um todo.

marcador(es): Home,PPGCTA