Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Você está com a leitura em dia? No Dia Nacional da Leitura, saiba como a UFT pode te ajudar a criar esse hábito
Início do conteúdo da página
Dia Nacional da Leitura

Você está com a leitura em dia? No Dia Nacional da Leitura, saiba como a UFT pode te ajudar a criar esse hábito

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Quinta, 12 de Outubro de 2023, 10h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Outubro de 2023, 09h50

Ler estimula a criatividade, desperta o senso crítico e é fundamental para quem está no ensino superior  

Quando pensamos no dia 12 de outubro, de imediato associamos a data ao feriado da padroeira do país e ao Dia das Crianças. Mas, você sabia que no dia 12 também é celebrado o Dia Nacional da Leitura? É isso mesmo! A data integra o calendário  nacional há 14 anos. Ela foi instituída por meio da Lei n° 11.899, sancionada em 8 de janeiro de 2009. O principal objetivo de criar uma data específica para celebrar a leitura no Brasil, foi o de estimular o contato da população com a produção literária do país. Além de ser uma data muito importante para a promoção da leitura, o dia também traz uma reflexão sobre como anda os nosso hábito de leitura.  

Qual o último livro que você leu esse ano?

Essa é uma pergunta que deixa muita gente sem palavras, e uma das principais alegações para não estar com a leitura em dia, é a falta de tempo.  A correria do dia a dia é apontada  por muitas  pessoas como um fator que interfere diretamente no desenvolvimento de uma rotina de leitura. Mas há também quem foge dessa regra. É o caso da estudante de Jornalismo, Izadora Porto. Só esse ano a estudante já leu mais de 15 livros e já tem uma listinha das obras que quer ler até o fim do ano.

A paixão da Izadora pelos livros começou aos 14 anos, quando ganhou da mãe dois livros de romance e um de auto-ajuda. Desde de então ela nunca mais se afastou dos livros. “Eu mantenho o hábito de leitura por dois motivos: para adquirir conhecimento e porque é um escape para mim. Eu acredito que a leitura é muito importante, porque o livro traz muitas informações históricas, sobre relatos pessoais, com os quais a gente pode aprender e desenvolver outras habilidade”, pontua a estudante. 

Segundo Izadora, a leitura além de contribuir para a extensão do seu vocabulário e fazer aflorar novas ideias, elementos importantes para ela que trabalha diretamente com a escrita e com a criatividade, a leitura também proporciona momentos de tranquilidade em meio a rotina estressante, principalmente para ela que está na reta final do curso, fase de produção do tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Quando estou estressada e angustiada é um dos momentos que eu mais leio porque é uma forma de me acalmar pois eu realmente me distraio e me sinto muito bem. E esse ano foi muito estressante, então eu consequentemente li mais”., 

A estudante, que passou a ter o hábito de leitura já na adolescência, é o exemplo de que nunca é tarde para começar e dá dicas de como se aproximar mais dos livros. “Eu acho que o primeiro passo é escolher gêneros que realmente interessa, gêneros que você realmente tem vontade de ler. E também acho que participar de um clube de leitura é válido, porque essa motivação coletiva, ajuda muito a gente ler e influencia outras pessoas também”, conclui Izadora. E nesse aspecto, a UFT pode ajudar você. 

Se você é uma daquelas pessoas que acham que os acervos das bibliotecas da Universidade só contemplam livros científicos, está na hora de conhecer melhor esses espaços. O Sistema de Bibliotecas da UFT (Sisbib) tem uma gama bem variada de literaturas, que vão desde livros de cunho científico até gêneros como romance, por exemplo. Esses materiais podem ser consultados tanto por membros da comunidade interna, quanto externa nos espaços destinados à leitura dentro das bibliotecas e, para quem possui vínculo com a instituição, também é possível levar algumas obras para ler em casa, através do sistema de empréstimo.

Toda essa flexibilidade das bibliotecas da UFT tem como objetivo promover a visibilidade  e conhecimento  do acervo das bibliotecas junto a  comunidade universitária e a sociedade. É o que destaca a coordenadora do Sisbib, Emanuelle Pimentel Santos. Segundo a coordenadora, a leitura, sobretudo no ambiente universitário, é fundamental e o Sisbib trabalha para ampliar o contato dos estudantes com esse universo. "A leitura é fundamental em todos os aspectos da vida. Ela abre portas, amplia possibilidades e visões de mundo. O sistema de bibliotecas da UFT a  compreende como uma ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem”.    

E para incentivar a prática da leitura,  o Sisbib promove a “Semana do livro e das bibliotecas”, que é um evento bianual voltado para incentivo  da leitura. O evento já está em sua 4ª edição e este ano será realizado entre os dias 20 e 24 de novembro, com programação diária em todas as bibliotecas da UFT. O tema desta quarta edição do evento é  “Biblioteca universitária - uma jornada com você!”. Emanuele destaca que a ação tem como principal objetivo ajudar os estudantes a desenvolverem a proximidade com o ambiente das bibliotecas e dá alguns spoilers da programação. “Essa ação, a IV Semana do livro e das bibliotecas, visa uma interação maior das bibliotecas e suas equipes com a comunidade acadêmica, visando a abordagem voltada à informação digital e as inúmeras possibilidades de acesso aos produtos e serviços informacionais disponíveis nas bibliotecas universitárias, com enfoque nas bibliotecas que integram o Sistema de Bibliotecas da UFT”.

Então, já anota aí na sua agenda, por que esse evento é uma ótima oportunidade de se familiarizar com o mundo da leitura e começar a desenvolver este hábito ainda este ano!

registrado em:
Fim do conteúdo da página