Página inicial > Últimas Notícias > Seminário discute reforma agrária no Brasil
pronera

Seminário discute reforma agrária no Brasil

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 11h07 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 16h57

O VI Seminário do curso de Serviço Social/Pronera ocorreu nos últimos dias 28 e 29 de setembro, no Acampamento Olga Benário, no Tabocão, e contou com a presença dos moradores locais. Cerca de 42 famílias participaram, além dos estudantes do curso de Serviço Social/Pronera e de alunos do curso regular de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

De acordo com os organizadores, neste evento foi possível realizar uma importante articulação entre movimentos sociais e universidade. A atividade, considerada extensão, atendeu aos requisitos do PDI da Universidade, em sua responsabilidade social de conversar com a sociedade fora das estruturas físicas. “Foi um evento regado de formação, emoção, reivindicação e alento”, destacaram os organizadores.

Na ocasião, eles puderam refletir sobre a necessidade de realização da reforma agrária no Brasil e dirimiram as diversas discriminações contra a classe trabalhadora campesina.

Estiveram presentes representantes da Reitoria da UFT, professoras organizadoras do curso, a pró-reitora de Extensão da UFNT, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e os dirigentes do Movimento Sem Terra (MST), local e nacional.

Encerramento do VI Seminário de Serviço Social/Pronera Encerramento do VI Seminário de Serviço Social/Pronera

Resultados

A organização ficou satisfeita com o resultado do evento, onde o MST falou de sua luta por terra, trabalho, pão e justiça social. A UFT e UFMT destacaram seu compromisso com a educação e formação. E, por fim, o INCRA se colocou à disposição para realizar a regularização da área visitada, que  há dez anos está ocupada e tem condições de se tornar assentamento da reforma agrária, por se tratar de área da União.

marcador(es): Miracema,Home,Serviço Social