Página inicial > Últimas Notícias > Parceria entre a Cia Art'Sacra e UFT leva oficina de teatro para adolescentes internos no Case
Extensão

Por Gabriela Cardoso Carneiro | Edição: Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 09h23 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 09h08

Na última terça-feira, 26 de setembro, o projeto “Paixão de Cristo: patrimônio imaterial comunitário, artístico-cultural e pedagógico-religioso da cidade de Palmas", parceria entre a Companhia de Teatro Art'Sacra e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou a primeira oficina de técnicas e jogos teatrais para adolescentes internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), de Palmas.

O projeto foi contemplado pelo Edital Pibex/2023, e, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários - Proex, conta com o fomento financeiro de custeio e bolsa de auxílio para estudante. O trabalho artístico-pedagógico é coordenado pela professora Dra. Bárbara Tavares, do curso de licenciatura em Teatro da UFT; e por Valdeir Santana, membro da diretoria da Cia Art'Sacra.

A oficina foi conduzida pela professora Bárbara Tavares, que trabalhou com as técnicas e jogos do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, que têm por objetivo a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro, possibilitando que os oprimidos se apropriem dos meios de produzir arte e amplie suas possibilidades de expressão humana e de transformação social.

“O Teatro do Oprimido oportuniza aos participantes uma experimentação do trabalho de atuação e de construção de cena a partir de diferentes técnicas. A oficina trabalhou com a técnica do Teatro Fórum, onde são encenadas para plateia, os próprios participantes, modelos de cenas curtas que representam problemas sociais, com o intuito que a plateia entre em cena para mostrar em ação dramática, suas ideias e suas propostas durante um debate feito através do Teatro ", explica a professora.

Na programação do projeto, as oficinas também fazem parte da grade curricular da disciplina Estágio em Comunidade, ministrada pela professora Dra. Renata Patrícia Silva, que participa do projeto orientando e acompanhando três estudantes que estão cursando a disciplina neste semestre.

A Art'Sacra da Cia de Teatro participa da oficina como espaço de aprendizagem; e como meta do Projeto aprovado na Proex de levar a cultura e a arte a diversas comunidades e populações em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Para os interessados, a próxima oficina ocorrerá no dia 24 de outubro.

marcador(es): Palmas,Teatro,Proex,Extensão,Home