Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Superintendência de Comunicação traz parceria com Canal Futura para a UFT
Início do conteúdo da página
acordo de cooperação

Superintendência de Comunicação traz parceria com Canal Futura para a UFT

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 19h18 | Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2023, 13h57

Fruto de negociação da Sucom na reunião anual do Cogecom/Andifes 2022, acordo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (09), no Gabinete do Reitor

A Superintendência de Comunicação (Sucom) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) firmou uma importante parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, para o desenvolvimento de projetos de audiovisual da UFT, com potencial de comporem a grade do canal televisivo. O acordo de cooperação também prevê - para toda a comunidade da UFT - o intercâmbio técnico e oportunidades de aperfeiçoamento acadêmico e profissional no âmbito de mídia e comunicação, entre outras ações ofertadas pelo Futura.

O convênio é um dos frutos da atuação dos gestores da Sucom nas reuniões do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O acordo entre a UFT e o Canal Futura foi assinado nesta quarta-feira (09) pelo reitor, Luis Eduardo Bovolato, e Acácio Jacinto, diretor do Futura. Participaram da reunião no Gabinete, para a celebração do acordo, o superintendente de Comunicação, Kleber Abreu, a coordenadora de Comunicação, Gihane Scaravonatti, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana, o diretor da Rádio e TV UFT, Junior Duarte e a coordenadora do Curso de Jornalismo, Daniela Soares.

UFT no Canal Futura 

O convênio em questão foi negociado pelos gestores da Sucom no 7º Encontro Nacional do Cogecom, em agosto de 2022. Na ocasião, o superintendente e a coordenadora de Comunicação da UFT apresentaram, ao executivo representante do Futura no evento, as potencialidades da Universidade em termos de produção audiovisual e conteúdos temáticos regionais atrativos para a proposta da TV. 

"Além das possibilidades de troca de conhecimento com o Canal, trata-se, sobretudo, de um estímulo importante na formação de nossos alunos, uma vez que a UFT, por meio do acordo, terá acesso às estruturas de produção do Canal Futura e, com isso, um aprendizado ainda mais vivencial, prático em produção audiovisual", destaca Kleber Abreu.

"Esta aliança com a UFT é muito interessante e estratégica para nós, do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, para ajudar a promover a educação no país, ", afirma o diretor do Futura. "Estou muito feliz de conhecer as pessoas da UFT, o Câmpus, as estruturas da instituição", diz Acácio.

"É uma parceria relevante, que oferta oportunidades para toda a UFT, especialmente para o Curso de Jornalismo e a UFT TV", frisa Bovolato. "Teremos o Canal Futura nos assessorando, compartilhando conhecimentos, recebendo nossa comunidade para capacitações, divulgando nossas produções - como já é feito com outras universidades -, numa rede de importância e alcance nacional", explica o reitor. 

"A parceria chega em ótima hora!", afirma a pró-reitora de Extensão. "Um convênio muito importante, inclusive para a divulgação de nossos trabalhos de extensão, que abrangem temáticas da cultura, dos direitos humanos e tantas outras significativas para a sociedade. Com o Futura, vamos poder publicizar, com grande alcance, o que de melhor temos desenvolvido em termos de pesquisa, ensino e extensão na UFT", ressalta Maria Santana.

"O Curso de Jornalismo está com grandes expectativas em relação às oportunidades que o acordo trará para os nossos professores e alunos", destaca Daniela Soares. "Já temos uma produção audiovisual bastante rica e muitos projetos que precisam de um apoio como este da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, para sair do papel. Com isso, queremos dar mais visibilidade à realidade regional do Tocantins e do norte do Brasil", afirma Daniela Soares. 

Canal Futura na UFT

Após a reunião de celebração da parceria entre a UFT e o Canal Futura, o diretor Acácio Jacinto visitou as estruturas da Rádio e TV UFT e do Curso de Jornalismo, no Câmpus de Palmas. A visita foi guiada pelo diretor da Rádio e TV e pela coordenadora do Curso. 

"Fiquei muito feliz de visitar essas estruturas da UFT. O curso de Jornalismo, mesmo, tem uma estrutura maravilhosa, que é muito singular no Brasil: não é toda a universidade que tem este privilégio", afirma Jacinto. "É satisfatório ver a oportunidade que os alunos de Jornalismo da UFT têm para uma boa formação, com bons professores e equipamentos, com a formação de jornalistas conscientes, pessoas comprometidas em fazer a diferença na sociedade", destaca. 

Nesta quinta-feira (10), Jacinto também participa do evento de recepção aos calouros do Curso de Jornalismo (semestre 2023/2), com palestra ministrada aos estudantes às 19h, no Auditório da Reitoria

 

 

 

 

 

 

.  

 

 

Fim do conteúdo da página