Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Teatro da UFT participa da 10ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu
Início do conteúdo da página
Festival de Circo de Taquaruçu

Curso de Teatro da UFT participa da 10ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu

Por Joice Danielle Nascimento e Daniela Rosante, com informações do Circo Os Kaco | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 11h17 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h49

Respeitável público, entre os dias 29 de junho e 02 de julho, será realizado o 10° Festival de Circo de Taquaruçu e você é o nosso convidado! A 10ª edição do evento traz como tema “10 Anos com um Norte", chamada que faz  referência aos 10 anos em que a Companhia de Circo Os Kaco se estabeleceu no Tocantins. A programação da festividade, que já faz parte da tradição do distrito, vai contar com a participação de artistas dos quatro cantos do país. A realização do evento é do Circo Os Kaco, com produção executiva da produtora IUNA Criativa. O evento conta com o apoio do curso de Licenciatura em Teatro da UFT e é patrocinado pela Prefeitura de Palmas, através da Agência de Turismo da capital (Agtur). Fazem parte da programação do evento, apresentações circenses, oficinas diversas, rodas de conversas, shows musicais, atividades de educação ambiental e brincadeiras para toda a família. As apresentações serão distribuídas entre o Centro Cultural Circo Os Kaco e a Praça Joaquim Maracaípe, além de contar com atividades itinerantes nas ruas e escolas do distrito de Taquaruçu. Todas as atrações são gratuitas e com classificação indicativa livre.  

A parceria do Festival com o curso de Teatro da UFT se dá através da intersecção das atividades de Circo Social do projeto Arte e Cidadania no Circo desenvolvido pela Associação Cultural Circo Os Kaco em parceria com o projeto de extensão Vida Viva no Circo e o programa de extensão Vida Viva, Bem Viver e ODS, ambos coordenados pela professora do curso de Licenciatura em Teatro, Daniela Rosante Gomes. Através da parceria, tanto estudantes e professores do curso de Teatro que se integram aos programa, quanto os artistas circenses e agregados ao circo da comunidade local tem a oportunidade de vivenciar práticas artístico-culturais e ambientais da Educação Popular que dão unidade e sentido as suas atividades, segundo a professora coordenadora. Segundo Marcela Pultini, educadora, integrante do corpo artístico da companhia e produtora do festival, essas ações são uma base  importante para a realização do Festival de Circo e estimulam a formação da equipe circense. Entre essas práticas estão a realização das Aulas de Circo gratuitas para a comunidade, oficinas e apresentações artísticas, atividades de educação ambiental e criação e gestão de microprojetos associados, como  por exemplo a gestão de resíduos sólidos que mais recentemente está sendo realizada no Circo Os Kaco através desta parceria Circo-Universidade.  

A professora Daniela Rosante desenvolve trabalhos com o Circo Os Kaco desde que a companhia se estabeleceu em Taquaruçu, em 2013, se tornando uma grande admiradora da companhia circense. Foi aluna das técnicas circenses que trouxe para a Universidade em todas as oportunidades possíveis, inclusive através do programa extensionista PROEXT, em 2015, trazendo aportes financeiros para estimular o contexto cultural e educacional local. A processos também atua como educadora voluntária nas atividades desde o início do trabalho do Circo Social, e salienta a importância dos princípios e práticas da educação popular que promove a perspectiva do trabalho coletivo, promovendo solidariedade e um pensar e um agir mais afetivo e consciente na Arte e na Vida. A professora, que também prefere ser chamada de educadora, fala com alegria dessa longa parceria: “10 anos com o Norte é a celebração de 10 anos de um trabalho consistente e continuado de educação popular, e manifesto minha profunda admiração pelo trabalho de formação que Kadu Olivie tem realizado junto as crianças de nosso distrito. Toda a equipe tem muita garra e muita dedicação! O circo é a manifestação de um trabalho coletivo, que, apesar dos desafios imensos que enfrenta, continua existindo. Um trabalho de resistência! E de coletividade! Uma chegada que eu acompanhei desde o início, sempre como voluntária, e fazendo os trabalhos de ponte através da extensão universitária, tanto levando os circenses até os nossos estudantes e espaços, como trazendo nossos estudantes e comunidade de Palmas para Taquaruçu para as atividades, desde o primeiro Festival de Circo. Então, a alegria é muito grande, porque esse Festival é produzido pela companhia Os Kaco e coletivos de artistas que trabalham muitas vezes até sem nenhum patrocínio, sem nenhuma forma de remuneração, pelo amor à Arte, pelo desejo de celebrar a Vida através da arte circense, que muito tem muito a contribuir nos projetos de coletividade que a gente acredita, nos projetos de arte na comunidade que a gente tanto precisa pra firmar a universidade como parceira real do povo que a sustenta. Então, existe uma parceria muito importante entre a companhia Os Kaco e a Universidade Federal do Tocantins, já desde lá atrás”, ressalta a professora.

Daniela Rosante ressalta ainda alguns dos frutos dessa longa parceria. “O Festival traz inúmeras de atividades que fomentam todo o cenário cultural local, envolvendo também outras atividades que também já passaram pela extensão universitária, como a própria  participação da Companhia Um Ponto Dois de Teatro, que abre as apresentações do festival. A companhia Um Ponto Dois também comemora seus 10 anos em 2023, e também tem sua história ligada a esse entrelaçamento das ações de extensão e de artistas com trabalhos em nossas comunidades. Então, a gente vê no trabalho de Circo Social desenvolvido durante esses 10 anos em que a companhia está aqui, que parou só durante a pandemia, um resultado concreto. Embora sejamos pequenas e pequenos diante do tamanho de nossos sonhos, que desejam equidade, geração de renda e dignidade para nossas gentes, seguimos com resiliência. O trabalho do Circo Social foi retomado agora, esse ano, recebendo as crianças com aulas gratuitas, fazendo parceria com a Universidade, trazendo as pessoas, recebendo nossos estudantes, indo até nós, na Universidade trabalhar as técnicas, as Artes Circenses. Então um trabalho muito maravilhoso realizado pela companhia Os Kaco, e uma parceria muito maravilhosa, um presente para nós esses 10 anos,e esse 10º Festival de Circo de Taquaruçu!”.

Os dez anos  do Festival de Circo

O Festival de Circo de Taquaruçu completa 10 anos  nesta edição.  E desde de sua primeira edição em 2013, O picadeiro mais conhecido do Norte do país tornou-se referência, até mesmo internacionalmente, nestes dez anos de história, com mais de 600 artistas, 10 países, 20 estados brasileiros, cerca de 300 trabalhadores da cena e 50 voluntários, oferecendo programação de alta qualidade artística e técnica para mais de 50 mil pessoas.

De acrobacias ousadas a contorções alucinantes, o festival se tornou um ponto de acesso global para entusiastas de circo e aficionados por entretenimento. “Um caldeirão de culturas, cada um adicionando seu talento único e influências culturais ao espetáculo”, destaca o diretor artístico do Circo Os Kaco e organizador do evento, Kadu Oliviê. A produtora executiva do Festival de Circo de Taquaruçu, Marcela Pultrini, complementa que os 10 anos de sucesso do Festival confirmam a importância da arte circense como bem cultural para a comunidade.

Sobre o Circo Os Kaco 

A Cia Os Kaco foi criada em 2009 e desde então circularam pelo centro-oeste, sudeste e norte do país, chegando até ao distrito de Taquaruçu, em Palmas, onde decidiram permanecer e fixar suas atividades desde 2013 oferecendo aulas de circo e capoeira angola de forma gratuita e aberta à comunidade.

No ano de 2014, formalizaram-se como Associação Companhia Os Kaco e, em 2016, conquistaram uma sede própria cedido pela Prefeitura de Palmas, onde desenvolvem além das atividades de circo, oficinas de construção de brinquedos e instrumentos musicais, oficinas de percussão, capoeira angola e educação ambiental, utilizando dos princípios da permacultura como as técnicas de bioconstrução e agroecologia. No ano de 2015, a Cia foi reconhecida pelo Ministério da Cultura (MinC) como Ponto de Cultura através do edital Cultura de Redes - Premiação a Redes Culturais do Brasil - Categoria Local.

Desde 2009, a Companhia integra a Rede Circo do Mundo Brasil e da Rede Corpo Bambu. Com ações pautadas na responsabilidade social e ambiental através do projeto “Arte e Cidadania no Circo”, a sede do Centro Cultural Circo Os Kaco funciona como uma casa de espetáculos na qual recebem circulação de peças teatrais, circenses, musicais, performances e artes integradas.

 Confira a programação do 10° Festival de Circo de Taquaruçu 

Quinta-feira, 29  de junho

Centro Cultural Circo os Kaco

9h 

Adventure Circus

14h

Roda de Conversa  Circo Brasileiro

19h30

Intervenção Circense

20h

Espetáculo Jerônimo Show - Circo Caramba

21h

Projeto Vereda TO

21h30

Espetáculo Maria Julieta e Zé Romeu - Grupo Um Ponto Dois de Teatro

22h30

Show Paraíba dos 8 baixos 

Sexta-feira, 30 de junho 

Centro Cultural os Kaco

9h

PermaCirco

15h

Oficinas

Teatro de Arena - Praça Joaquim Maracaípe

19h30

Espetáculo A Risita - Coletivo FusCirco do Ceará

20h30

Noite do Fogo

21h30

Show As Fulô do Cerrado

Sábado, 1° de julho

Centro Cultural Circo Os Kaco

15h

Oficinas

17h

Cortejo Cultural

Teatro de Arena - Praça Joaquim Maracaípe

19h

Comemoração dos 10 anos

20h

Noite de Gala

22h

Show Boca de Cantora e os Piaba

Domingo, 02 de julho

Centro Cultural Circo Os Kaco

15h

Capoeira não é só jogo! - Roda, musicalidade, oralidade com Mestre Matoso

Teatro de Arena - Praça Joaquim Maracaípe

18h30

Espetáculo MalabaRindo - Cia MB Circo - São Paulo

19h30

Noite da Palhaçada

registrado em:
marcador(es): Palmas,Teatro,Extensão,Home
Fim do conteúdo da página