Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de Geografia da UFT fazem visita à Escola Família Agrícola em Porto Nacional
PORTO NACIONAL

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 14h27 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2023, 16h43

Na última quinta-feira, 08 de junho, o curso de Bacharelado em Geografia, do Câmpus de Porto Nacional, realizou uma visita à Escola Família Agrícola (EFA), por meio do projeto de extensão Práticas de Topografia: interação ensino médio com ensino superior

Na ação, os acadêmicos das disciplinas de Topografia da UFT e do curso técnico em Agropecuária da EFA empreenderam atividades práticas com equipamentos de medições topográficas, como a Estação Total e o Teodolito, sob a supervisão do docente Rodolfo Alves.

“É muito gratificante ver a integração entre os alunos de graduação e do ensino médio. Muitos alunos do ensino médio passam a conhecer a universidade pública, seus cursos e oportunidades. Por outro lado, os alunos de graduação conhecem realidades e desafios externos à rotina do câmpus”, pontua o professor.

O projeto de extensão é vinculado ao Laboratório de Geoprocessamento, do Câmpus de Porto Nacional, e ao programa de extensão Geotecnologias: Difusão, Aplicação e Abordagem Geográfica. “A profissão do bacharel em Geografia é pouco conhecida pela sociedade e atividades de extensão como esta ajudam na divulgação da profissão”, ressalta Rodolfo.

De acordo com o docente, os alunos e professores de ambos os níveis têm oportunidades de aprendizagem técnica e teórica ao compartilharem experiências, conhecimentos pessoais, equipamentos e estruturas de ambas as instituições. “A EFA foi bastante receptiva. A parceria dos professores Alexandre Fernandes e Paulo Moreira foi fundamental”, agradece o docente.

Próximos encontros

Através de práticas de campo e de laboratório, com métodos de posicionamento precisos, fazendo uso de receptores GNSS - popularmente conhecidos como GPS, a próxima atividade do projeto ocorrerá nesta quarta-feira, 14 de junho, no Instituto Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas.

Segundo o Rodolfo Alves, uma segunda ação, ainda sem data definida, será realizada no próximo semestre, no laboratório de Geoprocessamento da UFT, em Porto Nacional. “No encontro, os alunos terão práticas de laboratório, com dados de levantamento planialtimétrico com a Estação Total”, conclui.

marcador(es): Porto Nacional,Geografia,Home