Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Geografia

Alunos da Licenciatura em Geografia realizam aula de campo em Lajeado e Palmas

No último sábado, dia 27, os alunos da licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, tiveram a oportunidade de participar de uma enriquecedora aula de campo. A atividade, que faz parte das aulas práticas da disciplina Geografia do Turismo, ministrada pela professora dra. Rosane Balsan, teve como objetivo mostrar aos estudantes os projetos de desenvolvimento na área do turismo no Estado do Tocantins. Durante a aula campo, os alunos visitaram diversos pontos turísticos nas cidades de Lajeado e Palmas.

A primeira parada dos estudantes foi o Sítio Arqueológico Caititu, localizado em Lajeado. Nesse importante sítio arqueológico, os alunos puderam conhecer mais sobre a história e a cultura dos povos antigos que habitavam a região. A visita proporcionou uma imersão no passado, permitindo que os estudantes compreendessem a importância da preservação do patrimônio arqueológico.

Na visita ao sítio, contamos com a contribuição do arqueólogo Rômulo Macêdo Barreto de Negreiros, técnico do Iphan/Superintendência do estado do Tocantins, que nos apresentou informações valiosas sobre as pinturas. As pinturas ocupam um paredão rochoso com aproximadamente 50 metros de extensão e 6 metros de altura, e são compostas por mais de 1.500 grafismos. No entanto, não foram fornecidas informações sobre a idade do sítio arqueológico.

Além disso, o arqueólogo ressaltou a importância da passarela e das placas informativas implantadas pelo Iphan/Tocantins. Essas estruturas têm como objetivo orientar os visitantes e turistas durante a visita, proporcionando uma melhor compreensão e apreciação do sítio.

Em seguida, os alunos se dirigiram à Praia do Segredo, também em Lajeado. Nesse local, tiveram a oportunidade de observar uma das riquezas naturais do Tocantins e compreender a relação entre o turismo e o meio ambiente. A paisagem despertou nos estudantes a consciência da necessidade de preservação das áreas naturais como forma de garantir a sustentabilidade do turismo.

Outro ponto de destaque da aula de campo foi a visita ao Ateliê Maria Elza, um espaço dedicado à arte e à cultura local. Lá, os alunos puderam conhecer o trabalho dos artistas da região e entender a importância do turismo cultural como uma forma de valorização e preservação da identidade local. Além disso, a visita à Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE) proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecerem projetos de inclusão social e geração de renda por meio do artesanato.

Os estudantes também puderam conhecer o projeto Artesanato Sustentável de iniciativa da prefeitura municipal de Lajeado. O projeto  visa transformar resíduos plásticos em produtos úteis e duráveis, utilizando materiais como garrafas de água sanitária, tampinhas de garrafas pets, baldes e acessórios para automóveis.

Após explorar as riquezas de Lajeado, os alunos seguiram para a cidade de Palmas, capital do Tocantins. Lá, visitaram o Palacinho, um importante marco histórico da cidade. Esse palacete de arquitetura colonial abriga atualmente a Fundação Cultural do Tocantins e serve como um espaço cultural e educativo para a população.

A Praça dos Girassóis, um dos cartões-postais de Palmas, também fez parte do roteiro da aula de campo. Os alunos puderam conhecer a maior praça urbana da América Latina e compreender a importância dos espaços públicos para a convivência social e a valorização do patrimônio histórico e cultural.

Por fim, a visita à Praia da Graciosa proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir sobre os impactos do turismo e da visitação em um ambiente natural. O mestrando Eduardo do Vale apresentou sua pesquisa de mestrado, abordando os desafios e as consequências do turismo para a Praia da Graciosa.

A aula de campo teve seu encerramento em um dos restaurantes mais conhecidos da capital, a Casa das Tortas, proporcionando aos estudantes a oportunidade de conhecer o processo de criação e empreendedorismo do estabelecimento, além de proporcionar a apreciação da gastronomia palmense.

Câmpus Porto Nacional promove evento de acolhimento aos estudantes

Entre os dias 11 a 22 de março, o Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove um evento de acolhimento aos estudantes desse semestre. Organizado pelo Programa de Integração do Discente Ingressante (Pidi), Movimento Estudantil e Direção do Câmpus, a Acolhida Acadêmica conta com uma vasta programação.

 

Confira 

11/03 – segunda-feira – período matutino: apresentação integrada da Gestão do Câmpus (Proest, Direção, Secretaria AcadÊmica, Biblioteca, Diest e Atléticas)

 Onde: Sala 205, Bloco X – horário: 8h30 (com a presença de intérpretes de libras)

 Câmpus Tour com a diretora e movimento estudantil. Concentração: Hall do Bloco X – Horário 10h às 11h

 11/03 - período vespertino: apresentação integrada da Gestão do Câmpus (Proest, Direção, Secretaria AcadÊmica, Biblioteca, Diest e Atléticas) 

Onde: Sala 205, Bloco X – horário: 14h30

Câmpus Tour com a diretora e movimento estudantil. Concentração: Hall do Bloco X – Horário 15h às 16h

 11/03 – período noturno:acolhimento aos estudantes ingressantes do curso de Ciências Sociais. Apresentação dos docentes do curso, do PPC e das pesquisas e extensão

 Onde: Sala 105 – horário: a partir das 19h

 11/03 – período noturno:acolhimento aos estudantes ingressantes do curso de Letras. Apresentação dos docentes do curso, do PPC e das pesquisas e extensão

 Onde: Sala 301 do Bloco X – horário: a partir das 19h

 

 12/03 – Terça-feira – período matutino: Acolhimento aos estudantes ingressantes de História. Promoção: Curso de História

 Onde: Auditório do câmpus, Bloco III – horário: 8h às 12h

 12/03 – Terça-feira – período vespertino:recepção aos servidores da UFT – café da tarde. Inauguração da galeria dos diretores

 Onde: Auditório do câmpus, Bloco III – horário: 14h30

 Relações Internacionais: apresentação do corpo docente (PPC, projetos de ensino, pesquisa e extensão). Apresentação dos movimentos estudantis (CA e Atlética)

 Onde: Bloco X – Sala 301 – horário: 14h

 12/03 – Terça-feira – período noturno: apresentação integrada da Gestão do Câmpus (Proest, Direção, Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Diest e Atléticas)

 Onde: Sala 104, Bloco X – horário: 19h30

 Câmpus Tour com a diretora e movimento estudantil. Concentração: Hall do Bloco X – Horário 20h às 21h

 

13/03 – quarta-feira – período matutino:Acolhimento aos estudantes ingressantes de Ciências Biológicas. Apresentação do corpo docente (PPC, projetos de ensino)

 Onde: Sala 206, Bloco X – horário: a partir das 8h

13/03 – quarta-feira – período vespertino:para alunos do 1º período do Curso de Relações Internacionais: as políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

 Onde: Sala 1º período RI, bloco X– horário: 14h

13/03 – quarta-feira – período vespertino:acolhimento dos estudantes indígenas, organizado pelo PET indígena. Roda de conversa com calouros e veteranos. Apresentação da Diest e da Direção do Câmpus. Confraternização

 Onde: Hall do bloco X– horário: 15h

13/03 – quarta-feira – período noturno:Roteiro Geoturístico no centro histórico de Porto Nacional para calouros e professores, a partir das 19h. Concentração: em frente a Catedral Nossa Senhora das Mercês

 

14/03 – quinta-feira – período matutino:1º período do Curso de História – As políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

Onde: Sala 201, Bloco X – horário: 9h

14/03 – quinta-feira – período noturno:Formatura 2023.2. Local Vincentão, com saída de transporte do câmpus às 18h e retorno às 22h

 

15/03 – sexta-feira – período matutino:Roteiro Geoturístico no centro histórico de Porto Nacional para calouros e professores, a partir das 8h30. Concentração: em frente a Catedral Nossa Senhora das Mercês

15/03 – sexta-feira – período noturno:Formatura 2023.2. Local Vincentão, com saída de transporte do câmpus às 18h e retorno às 22h

 

18/03 – segunda-feira – período matutino: As políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

Para o 1º período de Ciências Biológicas. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 8h

Para o 1º período de Letras-Libras. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 9h

Para o 1º período de Letras. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 10h

 

22/03 – sexta-feira – período noturno:As políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

Para o 1º período de Geografia. Onde: Sala 101, Bloco X – horário: 19h

Para o 1º período de Ciências Sociais. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 20h

 

 

Fim do conteúdo da página