Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFT estão na final da etapa mundial do ICT Competition na China
Início do conteúdo da página
Engenharia Elétrica e Modelagem Computacional

Pesquisadores da UFT estão na final da etapa mundial do ICT Competition na China

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 23 de Mai de 2023, 11h14 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 11h06

A equipe de pesquisadores do Instituto de Atenção às Cidades da UFT (IAC/UFT), sob a coordenação do professor Humberto Xavier, estão concorrendo na final da etapa mundial do ICT Competition Hauwei edição 2022-2023, que será realizada na China. A competição é destinada a estudantes universitários do mundo todo que integram o Huawei ICT Academy, programa global que oferece cursos de certificação e eventos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A equipe da UFT, que é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas, já está na China e participa das provas nos dias 24 e 25 de maio.

A equipe da UFT é formada por dois times, que competem em duas categorias: Trilhas de Inovação e Cloud. O professor Humberto Xavier destaca a importância da UFT ter representantes na competição: “ Isso é importante porque abre visibilidade e nos coloca num cenário mundial. Até pouco tempo, a gente estava enquanto IAC, buscando visibilidade no cenário do Tocantins e começamos a avançar, com muita ajuda, com colaboradores, nós temos um time muito dedicado e damos muito importância para a qualidade. Então a gente é muito apaixonado pelo que faz e começamos a aparecer no cenário nacional”. 

Para o professor, participar da etapa mundial da competição também é uma oportunidade para estabelecer novas redes de contato. “Agora trazemos o nome do IAC e da UFT para um cenário mundial, onde a gente entra numa vitrine, conhece novos pesquisadores do mundo, a gente consegue estreitar parcerias e com certeza temos expectativas de desenvolver mais tecnologias com novos parceiros, com novas universidades, enfim um network que acaba se expandido", ressalta o professor. 

Relembre a trajetória das equipes da UFT 

A trajetória da UFT na competição começou em setembro de 2022 com a categoria Cloud, quando a equipe da UFT, formada pelos estudantes Bruno Dias, Nailson Landim e Startey Lobo, competindo na fase regional, se classificaram para a etapa nacional. Em dezembro, a equipe da UFT foi campeã nacional na categoria, e avançaram para a etapa da América Latina. Em março deste ano, competindo com universidades do México, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e toda a região do Caribe, a equipe de Cloud ficou em terceiro lugar de toda América Latina, conquistando também vaga na etapa mundial.

A equipe que compete na categoria de Trilhas de Inovação foi convidada pela organização do evento a ingressar na competição direto na fase da América Latina. O convite foi feito devido aos projetos desenvolvidos pelo Instituto de Atenção às Cidades da UFT, na área de inovação tecnológica, inteligência artificial, Internet das Coisas  e 5G. Na competição, a equipe de Trilhas da Inovação apresentou os projetos de inovação, que foram avaliados por uma banca de especialistas da Huawei. Ao final da avaliação, duas equipes da América Latina foram classificadas para a etapa mundial, sendo uma a da UFT.

Sobre a ICT Competition

O Programa ICT Competition foi criado em 2015 pela Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TCI). O evento tem o objetivo de fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos e habilidades práticas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas. O evento competitivo é mais uma iniciativa para fomentar a formação de talentos. No Brasil, participam estudantes de mais de 200 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho.

registrado em:
Fim do conteúdo da página