Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Profissional de Letras é comemorado neste domingo, 21
Datas Comemorativas

Dia do Profissional de Letras é comemorado neste domingo, 21

Por Denise Neves | Publicado: Domingo, 21 de Mai de 2023, 08h12 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2023, 11h27

No dia 21 de maio é comemorado o Dia do Profissional de Letras. A data teve origem com o primeiro curso de Letras no Brasil, oferecido em 1933.

Na UFT, temos no Câmpus de Porto Nacional os cursos de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e literaturas, Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Inglesa e licenciaturas e Licenciatura em Letras – Libras.

Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e literaturas / Habilitação em Língua Inglesa e licenciaturas

O Curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional tem o objetivo de formar professores de línguas com habilidades e competências para atuarem na educação básica e de ensinarem a língua materna ou a língua inglesa e suas respectivas literaturas com evidente domínio e proficiência, mas, igualmente, tem ainda o objetivo de propiciar aos seus educandos estratégias para desenvolverem sua sensibilidade estética e os meios de atuação crítica na realidade circundante.

Segundo a coordenadora, professora Neila Nunes de Souza, “o curso de Letras forma professor (a) competentes, habilitados (a) ao desempenho eficiente de suas funções, com visão uma ampla das áreas de atuação possíveis à profissão, sendo capazes de tomar decisões que priorizem as questões e demandas sociais, educacionais e ambientais, com aguçado desenvolvimento crítico”.

Dados do curso

Nome: Letras – Língua Portuguesa e respectivas Literaturas

Grau Acadêmico: Licenciatura

Modalidade: Presencial

Endereço do Curso: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/Nº, Setor Jardim dos Ipês / CEP: 77500-000 / Porto Nacional – TO

Telefone: 3363-9406

Número de Vagas: 80 vagas por ano, sendo 40 em cada entrada (março e agosto), distribuídos entre as duas habilitações com escolha de habilitação ao final do 2º período.

Prazo mínimo de conclusão: 8 semestres.

Prazo máximo de conclusão: 12 semestres.

Turnos: matutino (ingresso em março) e noturno (ingresso em agosto)

Licenciatura em Letras – Libras

A implementação do Curso de Letras - Libras na UFT se junta à missão e objetivos da Universidade e se baseia no atendimento às demandas oriundas da legislação vigente no que se refere à formação de professores de Libras em nível superior, inclusão social dos surdos e à implementação de políticas linguísticas, educacionais e de acessibilidade envolvendo os surdos brasileiros.

Nome do Curso/Habilitação: Curso de Letras - Libras (Licenciatura)

Modalidade do Curso: Presencial

Endereço do Curso: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/Nº, Setor Jardim dos Ipês Porto Nacional-TOCEP: 77500-000

Fone: 3363-9447