Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Letras-Libras
Início do conteúdo da página

Letras-Libras

Câmpus Porto Nacional promove evento de acolhimento aos estudantes

Entre os dias 11 a 22 de março, o Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove um evento de acolhimento aos estudantes desse semestre. Organizado pelo Programa de Integração do Discente Ingressante (Pidi), Movimento Estudantil e Direção do Câmpus, a Acolhida Acadêmica conta com uma vasta programação.

 

Confira 

11/03 – segunda-feira – período matutino: apresentação integrada da Gestão do Câmpus (Proest, Direção, Secretaria AcadÊmica, Biblioteca, Diest e Atléticas)

 Onde: Sala 205, Bloco X – horário: 8h30 (com a presença de intérpretes de libras)

 Câmpus Tour com a diretora e movimento estudantil. Concentração: Hall do Bloco X – Horário 10h às 11h

 11/03 - período vespertino: apresentação integrada da Gestão do Câmpus (Proest, Direção, Secretaria AcadÊmica, Biblioteca, Diest e Atléticas) 

Onde: Sala 205, Bloco X – horário: 14h30

Câmpus Tour com a diretora e movimento estudantil. Concentração: Hall do Bloco X – Horário 15h às 16h

 11/03 – período noturno:acolhimento aos estudantes ingressantes do curso de Ciências Sociais. Apresentação dos docentes do curso, do PPC e das pesquisas e extensão

 Onde: Sala 105 – horário: a partir das 19h

 11/03 – período noturno:acolhimento aos estudantes ingressantes do curso de Letras. Apresentação dos docentes do curso, do PPC e das pesquisas e extensão

 Onde: Sala 301 do Bloco X – horário: a partir das 19h

 

 12/03 – Terça-feira – período matutino: Acolhimento aos estudantes ingressantes de História. Promoção: Curso de História

 Onde: Auditório do câmpus, Bloco III – horário: 8h às 12h

 12/03 – Terça-feira – período vespertino:recepção aos servidores da UFT – café da tarde. Inauguração da galeria dos diretores

 Onde: Auditório do câmpus, Bloco III – horário: 14h30

 Relações Internacionais: apresentação do corpo docente (PPC, projetos de ensino, pesquisa e extensão). Apresentação dos movimentos estudantis (CA e Atlética)

 Onde: Bloco X – Sala 301 – horário: 14h

 12/03 – Terça-feira – período noturno: apresentação integrada da Gestão do Câmpus (Proest, Direção, Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Diest e Atléticas)

 Onde: Sala 104, Bloco X – horário: 19h30

 Câmpus Tour com a diretora e movimento estudantil. Concentração: Hall do Bloco X – Horário 20h às 21h

 

13/03 – quarta-feira – período matutino:Acolhimento aos estudantes ingressantes de Ciências Biológicas. Apresentação do corpo docente (PPC, projetos de ensino)

 Onde: Sala 206, Bloco X – horário: a partir das 8h

13/03 – quarta-feira – período vespertino:para alunos do 1º período do Curso de Relações Internacionais: as políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

 Onde: Sala 1º período RI, bloco X– horário: 14h

13/03 – quarta-feira – período vespertino:acolhimento dos estudantes indígenas, organizado pelo PET indígena. Roda de conversa com calouros e veteranos. Apresentação da Diest e da Direção do Câmpus. Confraternização

 Onde: Hall do bloco X– horário: 15h

13/03 – quarta-feira – período noturno:Roteiro Geoturístico no centro histórico de Porto Nacional para calouros e professores, a partir das 19h. Concentração: em frente a Catedral Nossa Senhora das Mercês

 

14/03 – quinta-feira – período matutino:1º período do Curso de História – As políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

Onde: Sala 201, Bloco X – horário: 9h

14/03 – quinta-feira – período noturno:Formatura 2023.2. Local Vincentão, com saída de transporte do câmpus às 18h e retorno às 22h

 

15/03 – sexta-feira – período matutino:Roteiro Geoturístico no centro histórico de Porto Nacional para calouros e professores, a partir das 8h30. Concentração: em frente a Catedral Nossa Senhora das Mercês

15/03 – sexta-feira – período noturno:Formatura 2023.2. Local Vincentão, com saída de transporte do câmpus às 18h e retorno às 22h

 

18/03 – segunda-feira – período matutino: As políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

Para o 1º período de Ciências Biológicas. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 8h

Para o 1º período de Letras-Libras. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 9h

Para o 1º período de Letras. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 10h

 

22/03 – sexta-feira – período noturno:As políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

Para o 1º período de Geografia. Onde: Sala 101, Bloco X – horário: 19h

Para o 1º período de Ciências Sociais. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 20h

 

 

Corpo Técnico

Nome Cargo E-mail
All Uansser Junio Menezes Martins Técnico de Tecnologia da Informação Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
César das Neves Pinheiro Secretário   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Guilherme Henrique Vaz de Oliveira Silva Tradutor/Intérprete de Libras/Português Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
José Bruno Brauno Pereira  Tradutor/Intérprete de Libras/Português  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Robinson Luiz Paulo Técnico em Audiovisual    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Soraia Campos Santos Ferreira Tradutor/Intérprete de Libras/Português   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dia do Profissional de Letras é comemorado neste domingo, 21

No dia 21 de maio é comemorado o Dia do Profissional de Letras. A data teve origem com o primeiro curso de Letras no Brasil, oferecido em 1933.

Na UFT, temos no Câmpus de Porto Nacional os cursos de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e literaturas, Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Inglesa e licenciaturas e Licenciatura em Letras – Libras.

 

Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e literaturas / Habilitação em Língua Inglesa e licenciaturas

O Curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional tem o objetivo de formar professores de línguas com habilidades e competências para atuarem na educação básica e de ensinarem a língua materna ou a língua inglesa e suas respectivas literaturas com evidente domínio e proficiência, mas, igualmente, tem ainda o objetivo de propiciar aos seus educandos estratégias para desenvolverem sua sensibilidade estética e os meios de atuação crítica na realidade circundante.

Segundo a coordenadora, professora Neila Nunes de Souza, “o curso de Letras forma professor (a) competentes, habilitados (a) ao desempenho eficiente de suas funções, com visão uma ampla das áreas de atuação possíveis à profissão, sendo capazes de tomar decisões que priorizem as questões e demandas sociais, educacionais e ambientais, com aguçado desenvolvimento crítico”.

 

Dados do curso

Nome: Letras – Língua Portuguesa e respectivas Literaturas

Grau Acadêmico: Licenciatura

Modalidade: Presencial

Endereço do Curso: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/Nº, Setor Jardim dos Ipês / CEP: 77500-000 / Porto Nacional – TO

Telefone: 3363-9406

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Número de Vagas: 80 vagas por ano, sendo 40 em cada entrada (março e agosto), distribuídos entre as duas habilitações com escolha de habilitação ao final do 2º período.

Prazo mínimo de conclusão: 8 semestres.

Prazo máximo de conclusão: 12 semestres.

Turnos: matutino (ingresso em março) e noturno (ingresso em agosto)

 

Licenciatura em Letras – Libras

A implementação do Curso de Letras - Libras na UFT se junta à missão e objetivos da Universidade e se baseia no atendimento às demandas oriundas da legislação vigente no que se refere à formação de professores de Libras em nível superior, inclusão social dos surdos e à implementação de políticas linguísticas, educacionais e de acessibilidade envolvendo os surdos brasileiros.

Nome do Curso/Habilitação: Curso de Letras - Libras (Licenciatura)

Modalidade do Curso: Presencial

Endereço do Curso: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/Nº, Setor Jardim dos Ipês Porto Nacional-TOCEP: 77500-000

Fone: 3363-9447

Endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Divulgada matrícula da 1ª Chamada do PSAC Letras - Libras

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) convoca os aprovados para a matrícula da 1ª Chamada do PSAC Letras – Libras 2024/1, do Câmpus de Porto Nacional. Confira.

As matrículas serão online, pelo Sigrad, nos dias 21 a 23 de fevereiro de 2024 (até às 18h).

Os candidatos deverão ter cadastro regularizado no Gov.br

Fim do conteúdo da página