Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Assistente Social: conheça o trabalho desses profissionais
data comemorativa

Dia do Assistente Social: conheça o trabalho desses profissionais

Por Virgínia Magrin | Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2023, 07h40 | Última atualização em Segunda, 15 de Mai de 2023, 08h49

Promover o desenvolvimento de políticas públicas, a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos são apenas algumas das possibilidades do assistente social. São estes profissionais os responsáveis por orientar a população sobre o acesso aos direitos sociais, contribuindo com a promoção de uma sociedade mais justa. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem colaborado com a formação do assistente social, por meio do curso de Serviço Social, ofertado no Câmpus de Miracema, desde 2006.

No dia 15 de abril é celebrado o Dia do Assistente Social e a professora Ingrid Karla da Nóbrega Beserra, coordenadora do curso, lembra que comemorar a data é de suma importância para dar a viabilidade necessária que essa profissão exerce com sua inserção em diversas políticas públicas. Ela avalia que “no contexto de complexificação das expressões da Questão Social, o Serviço Social assume substancial importância no atendimento à população e na construção de estratégias de fortalecimento dos direitos da classe trabalhadora”.

Atuação

A UFT já formou mais de 300 assistentes sociais, que são elos fundamentais para a construção de políticas públicas que promovam o bem-estar social e atualmente outros 362 futuros profissionais estão cursando Serviço Social. Estes profissionais podem atuar em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, habitação, entre outras.

Ingrid Karla diz se orgulhar com a inserção de cada um de seus alunos no mercado de trabalho, por compreender que os debates promovidos em sala de aula farão a diferença no contexto da sociedade brasileira: “É um orgulho para cada um de nós saber das funções exercidas pelos nossos egressos em diversos espaços sócio-ocupacionais”.

Para saber mais sobre o curso acesse a página https://ww2.uft.edu.br/index.php/servico-social.

marcador(es): Miracema,Home,Serviço Social