Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial da Propriedade Intelectual é comemorado neste 26 de abril
Propriedade Intelectual

Dia Mundial da Propriedade Intelectual é comemorado neste 26 de abril

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 09h29 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 17h29

A proteção do conhecimento é essencial para o progresso e o desenvolvimento em todos os setores, desde a ciência e a tecnologia, até a cultura e as artes. Instituída pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a data de hoje tem o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da proteção da propriedade intelectual em todas as áreas de conhecimento.

É nesse sentido que a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio de sua Agência de Inovação (InovaTO), prima pela proteção e manutenção dos ativos de propriedade intelectual, seja na forma de patentes, registros de software, marcas, cultivares, entre outros.

Por isso, o setor responsável pelo processamento dos pedidos, bem como pela manutenção dos títulos é a Coordenação de Propriedade Intelectual, vinculada à Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia, referente ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFT.

“Os pesquisadores que tiverem interesse em proteger suas pesquisas/tecnologias, devem nos contatar para que possamos auxiliar na escolha do tipo de proteção, bem como na busca de anterioridade, redação do pedido e demais etapas do processo cabíveis”, orienta Claudia Auler, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da InovaTO.

Inovação, progresso tecnológico e desenvolvimento econômico

A proteção legal do conhecimento é fundamental para incentivar a inovação, o progresso tecnológico e o desenvolvimento econômico. “Quando as pessoas, as instituições e as empresas sabem que podem proteger legalmente suas tecnologias e invenções, elas são mais propensas a investir tempo e recursos para criar algo novo e valioso”, afirma a diretora.

Dessa forma, mesmo com o compartilhamento e a divulgação de soluções e invenções, a proteção legal das inovações garante que estas não sejam roubadas ou plagiadas, uma vez que impede terceiros de explorá-las comercialmente. Assim, a proteção assegura que os inventores e criadores sejam creditados e recompensados adequadamente pelo seu trabalho, e portanto, possam obter lucros financeiros justos pelos seus esforços.

Conheça a Agência de Inovação da UFT