Página inicial > Últimas Notícias > Plataforma que une ciência, governos, indústria e sociedade civil será lançada no Tocantins
ciência e amazônia legal

Por Ascom Rede Rhisa | Edição e revisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 13h28 | Última atualização em Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 15h38

Rede Rhisa no TO.jpgNo próxima sexta-feira, 03 de março, a Rede Rhisa apresentará, ao Tocantins, a plataforma da Rede de Recursos Humanos e Inteligências para a Sustentabilidade da Amazônia. A plataforma une ciência, governos, indústria e sociedade civil em prol da Amazônia Legal. Professores, estudantes, pesquisadores, representantes de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, além de órgãos de governos e entidades do terceiro setor que atuam no ecossistema de promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Tocantins terão a oportunidade de conhecer, em primeira mão, a ferramenta.

A apresentação será realizada na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, na sala 5 do Complexo de Pesquisa e Pós-Graduação Professor Dr. Lamadrid. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da UFT.

Sobre a Rede Rhisa

A Rede Rhisa é uma iniciativa implementada pelo Instituto Acariquara, com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o apoio do Governo do Amazonas e aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Tem, por finalidade, conectar pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma gratuita voltada para a divulgação e a promoção de projetos e soluções no campo da ciência, tecnologia e inovação, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Em dois anos, a Rhisa já foi apresentada à comunidade científica dos 18 municípios polos do Amazonas e aos estados do Acre, Rondônia, Roraima e parte do Pará. A mobilização no Tocantins é a primeira do ano de 2023, quando o projeto também será apresentado ao Amapá, Maranhão e à cidade de Belém.

Durante o encontro no Tocantins, os coordenadores da plataforma esclarecerão dúvidas sobre como a comunidade científica, os gestores públicos, as instituições e o setor privado poderão aderir à Rede Rhisa.

O coordenador da Rede Rhisa, professor Henrique Pereira, ressaltou a posição estratégica do Tocantins para a implementação da ferramenta. “O Tocantins é o estado que guarda a maior proporção do bioma Cerrado e com uma representatividade importante na produção agrícola do Brasil. A presença de diversas comunidades e povos indígenas também é muito significativa nessa região”, destacou ele.

Para mais informações, acesse rhisa.org