Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de conclusão de curso propõe inclusão de pessoas com deficiência visual através da Tecnologia Assistiva
Início do conteúdo da página
Inclusão

Projeto de conclusão de curso propõe inclusão de pessoas com deficiência visual através da Tecnologia Assistiva

Por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 09h16 | Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 18h16

O estudante do curso de Ciências da Computação do Câmpus de Palmas da UFT, Arthur Silva Souza, realizou no último dia 08 de dezembro, a defesa do seu TCC (trabalho de conclusão de curso) com temática voltada à inclusão de pessoas com deficiência visual.

Com o tema “Modelagem e Impressão 3D do mapa tátil do Estado do Tocantins para alunos com deficiência visual”, o projeto, desenvolvido junto ao Laboratório de Tecnologias 3D (Labtec) e coordenado pelo professor Warley Gramacho, propõe a combinação das técnicas de cartografia tátil com modelagem e impressão ao tridimensional, para a produção de mapas táteis do estado do Tocantins através de uma impressora 3D.

O projeto visa mostrar que a combinação dessas técnicas pode ser uma alternativa para a fabricação de materiais didáticos táteis voltados para alunos com deficiência visual ou visão reduzida.

“A proposta deste trabalho consiste em produzir três diferentes versões do mapa do Estado: a primeira que delimita o território do Estado, outra versão indicando também as fronteiras dos municípios; e a terceira versão, que além de delimitar as fronteiras dos municípios, indica também as regiões do Tocantins em objetos separados em tamanho proporcional, de forma que quando se encaixem, formem o mapa completo do Estado ”, explica Arthur.

Segundo o estudante, os materiais são úteis para que os alunos com deficiência visual consigam estudar a geografia do Estado: “Por ser uma disciplina que frequentemente utiliza imagens para proporcionar o entendimento do conteúdo, um material que cria uma representação tátil baseada nessas imagens torna o ambiente de aprendizado inclusivo e pode ser utilizado por todos os alunos.” Finaliza.

O projeto foi aprovado pelo professor orientador Dr. Warley Gramacho da Silva e a banca examinadora formada pelos professores  Dra. Anna Paula de Sousa Parente Rodrigues,  Euler Rui Barbosa Tavares e Dra. Maria Santana Ferreira dos Santos.

 

Fim do conteúdo da página