Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inclusão

Dia do Surdo será marcado por atividades nos câmpus da UFT

Quase 50 pessoas surdas ou com deficiência auditiva já se formaram na Universidade, e outras 70 estão hoje vinculadas a cursos de graduação e pós-graduação.

Dia Nacional da Libras será tema de palestras e oficinas no Câmpus de Gurupi

No próximo dia 28 de abril, sexta-feira, a comunidade acadêmica do Câmpus de Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoverá um dia de palestras e oficinas alusivas ao Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Com o objetivo de disseminar o uso e aprendizado da Libras na região e, assim, proporcionar a interação entre a comunidade acadêmica ouvinte e surda, além de outros membros da sociedade em geral.

O evento leva em conta o alcance de objetivos do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da UFT e recomendações da Lei n° 13.055/14, que regulamentou a data, e será presencialmente no Auditório do Bloco G, no Câmpus de Gurupi, da UFT, com inscrições gratuitas que podem ser realizadas até o dia do evento.

Faça sua inscrição aqui.

Confira a programação:

28/04/2023 (sexta-feira)

Horário: 9h às 12h

Palestras sobre o Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Horário: 14h às 17h

Oficina 1: Libras Kids

Oficina 2: Atendimento ao usuário surdo

Oficina 3: Introdução à Libras (online)

 

Mais informações:

Divisão de Estágio e Assistência Estudantil - DIEST

Telefone: (63) 3311-1655

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Presencialmente: Complexo Administrativo - Sala 03

Inclusão e direitos da pessoa com deficiência é tema de palestra

A Palestra “O modelo social da deficiência: contribuições para inclusão e acessibilidade no ensino superior”, com a Profa. Dra. Sinara Pollom Zardo – UnB, ocorre hoje, 12 de abril, às 16h, através da plataforma GoogleMeet e Youtube.

O evento é organizado pela Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva – CAEI, da Universidade Federal do Tocantins, e é voltado à comunidade universitária.

Sobre a palestrante Sinara Pollom Zardo

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília – UnB;

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação;

Docente no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB;

Atualmente é diretora da Diretoria de Acessibilidade do Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília, coordenadora do Laboratório de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual da Faculdade de Educação - UnB.

Projeto de conclusão de curso propõe inclusão de pessoas com deficiência visual através da Tecnologia Assistiva

O estudante do curso de Ciências da Computação do Câmpus de Palmas da UFT, Arthur Silva Souza, realizou no último dia 08 de dezembro, a defesa do seu TCC (trabalho de conclusão de curso) com temática voltada à inclusão de pessoas com deficiência visual.

Com o tema “Modelagem e Impressão 3D do mapa tátil do Estado do Tocantins para alunos com deficiência visual”, o projeto, desenvolvido junto ao Laboratório de Tecnologias 3D (Labtec) e coordenado pelo professor Warley Gramacho, propõe a combinação das técnicas de cartografia tátil com modelagem e impressão ao tridimensional, para a produção de mapas táteis do estado do Tocantins através de uma impressora 3D.

O projeto visa mostrar que a combinação dessas técnicas pode ser uma alternativa para a fabricação de materiais didáticos táteis voltados para alunos com deficiência visual ou visão reduzida.

“A proposta deste trabalho consiste em produzir três diferentes versões do mapa do Estado: a primeira que delimita o território do Estado, outra versão indicando também as fronteiras dos municípios; e a terceira versão, que além de delimitar as fronteiras dos municípios, indica também as regiões do Tocantins em objetos separados em tamanho proporcional, de forma que quando se encaixem, formem o mapa completo do Estado ”, explica Arthur.

Segundo o estudante, os materiais são úteis para que os alunos com deficiência visual consigam estudar a geografia do Estado: “Por ser uma disciplina que frequentemente utiliza imagens para proporcionar o entendimento do conteúdo, um material que cria uma representação tátil baseada nessas imagens torna o ambiente de aprendizado inclusivo e pode ser utilizado por todos os alunos.” Finaliza.

O projeto foi aprovado pelo professor orientador Dr. Warley Gramacho da Silva e a banca examinadora formada pelos professores  Dra. Anna Paula de Sousa Parente Rodrigues,  Euler Rui Barbosa Tavares e Dra. Maria Santana Ferreira dos Santos.

 

Seminário Modalidades Paralímpicas é realizado na UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está sediando o Seminário Presencial Modalidades Paralímpicas, que ocorre nos dias 10 e 11 de março de 2023, das 8h às 18h, no Câmpus de Palmas.

O evento é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro e, na UFT, teve a parceria da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – Proex, por meio da Diretoria de Assuntos Comunitários (DAC).

Participaram da Cerimônia de Abertura do evento, o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Maria Santana; o Secretário de Esportes e juventude do Estado do Tocantins, Elenil da Penha; o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raimundo Júnior; o secretário de Esportes de Porto Nacional, Diógenes Gonçalves; a presidente do Instituto Reviver, Soraia Tomaz; o coordenador do Programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro; David Farias Costa e o atleta paraolímpico do atletismo e vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento.

Em sua fala, o reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, ressaltou a importância da união dos esportes coletivos e enalteceu as pessoas que enxergam o esporte como instrumento de inclusão, participação e saúde.

Na ocasião, a professora Maria Santana, pró-reitora da Proex, aproveitou o evento para anunciar a inauguração simbólica do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro, no qual a UFT tem um acordo de cooperação como parceira. E acrescentou “nós temos na UFT uma pista de atletismo e um lago à nossa frente, precisamos movimentar e colocar a UFT à frente dos esportes”.

Para David Farias, do Comitê Paralímpico Brasileiro, “é uma alegria muito grande dialogar sobre inclusão com a Universidade, alunos de graduação e professores. O intuito da educação paralímpica é transformar vidas através do esporte”.

Alessandro Cavalcante, jogador de basquete sobre cadeira de rodas, participante do evento, pontua que “eu acho muito importante a inclusão social através dos esportes para quem tem uma deficiência”. 

Confira a Programação

Dia 10 de Março

7h30: Credenciamento

8h: Abertura

9h às 9h45: Programa de Educação Paralímpica com David Farias Costa

10h às 12h: Bocha com Professor Walas Carvalho Viana, Ari Porto e Ederson Carlos Carneiro

14h às 18h: Atletismo com Raphael Gabarrão e Gilmar Matos – participação especial do vice-presidente do CPB e ex-atleta Yohansson Nascimento

Dia 11 de Março

8h às 10h: Natação com professor Deusanir T. de Sousa

10h às 12h: Classificação funcional com Raphael Cota Couto

14h às 17h15: Basquete de cadeira de rodas com Valeria Andrade

Mais informações em www.educacaoparalimpica.org.br

Fim do conteúdo da página