Página inicial > Últimas Notícias > Lançado o Edital Nacional de Bolsas de Permanência
Editais

Lançado o Edital Nacional de Bolsas de Permanência

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 15h56 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 15h55

O Grupo Carrefour através do acordo firmado com Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital para Seleção de Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Públicas e Privadas para a Concessão de Bolsas de Estudos e Permanência. Podem participar instituições de todo território nacional. O público alvo do edital são estudantes negras e negros.

O edital decorre do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela rede Carrefour, após a morte de João Alberto Silveira de Freitas nas dependências de uma unidade da rede em Porto Alegre, em novembro de 2020. Serão destinados R$ 68 milhões para a concessão das bolsas, sendo R$ 20 milhões para alunos de graduação, R$ 30 milhões para alunos de mestrado, R$ 10 milhões para doutorandos e mais R$ 8 milhões para alunos de especialização. Os valores das bolsas são de R$ 1.000,00 para cursos de especialização, R$ 3.500,00 para cursos de Mestrado (Stricto Sensu) e R$ 5.000,00 para cursos de Doutorado. Todas as bolsas serão para cursos presenciais.

Entre os critérios adotados para destinação das bolsas, estão a distribuição de recursos com ênfase em localidades com alta presença de pessoas negras e de baixo IDH. Também serão contemplados cursos com baixa representação de pessoas negras e áreas de baixa representatividade da população negra como: Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia, Engenharia, Direito, Comunicação, Ciências da Computação, Economia, Administração e Arquitetura e Urbanismo. Entretanto, todos os cursos interessados podem se inscrever.

Como a inscrição no Edital deve ser realizado pelos Programas de Pós-Graduação e pelas Coordenações dos cursos de Graduação, a Coordenação de Ações Afirmativas da UFT realizou uma reunião com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) e com as coordenações dos cursos de Graduação interessadas em participar do processo seletivo, com o objetivo de apresentar o Edital. As inscrições seguem até o próximo dia 27 de setembro.

A professora Solange Nascimento, Coordenadora de Ações Afirmativas, destaca a importância do Edital: “A relevância do Termo de Ajuste do Conduta para um crime racial e ter como desdobramento uma ação que promova políticas de inclusão da população negra, entre outros espaços, no ensino superior, em especial em cursos em que a presença de alunos e alunas negros ainda é reduzida e os alunos sofrem ainda discriminação, pela ideia d que aquele não é o seu lugar.”

Para maiores informações podem ser obtidas nas Coordenações de curso ou  no edital disponível  aqui.

marcador(es): Proex,Propesq,Editais,Home