Página inicial > Últimas Notícias > PPGCS e Unitins fecham parceria para fortalecer área de pesquisa em saúde
STRICTO SENSU

PPGCS e Unitins fecham parceria para fortalecer área de pesquisa em saúde

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 15h54 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 17h33

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) está com inscrições abertas até o dia 7 de março para a seleção 2022 do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde. Das 27 vagas ofertadas, 12 são para comunidade externa e 15 reservadas para a parceria firmada entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), para o desenvolvimento do projeto Saúde nos Ciclos de Vida da Região Bico do Papagaio (Augustinópolis).

De acordo com o Edital, as 15 (quinze) vagas em parceria com Unitins e SES-TO serão distribuídas da seguinte forma:

• 05 (cinco)  vagas  para  portadores  de  diploma  de  Graduação  em Medicina  reconhecido  pelo  MEC  que atuem como docentes ou preceptores no Colegiado do Curso de Medicina da Unitins;
  • 08 (oito) vagas para   profissionais   que   atuem   como   médicos   com   vínculo   efetivo   no   Hospital   Regional   de Augustinópolis  e
  • 02  (duas)  vagas  para  técnicos  administrativos  da  Escola  Tocantinense  do  Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO).

De acordo com o professor, Neilton Araújo de Oliveira, docente integrante do PPGCS, "a parceria entre o Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e Unitins vai ampliar e fortalecer a pesquisa na área de saúde, assim como fomentar a formação qualificada de docentes da Unitins para atuação em cursos de graduação em saúde no Estado do Tocantins.  Dessa forma, estamos comprometidos com o desenvolvimento regional, pois qualificar os professores e os profissionais da ETSus irá beneficiar não só os acadêmicos, mas a sociedade como um todo, certos de que, o conhecimento obtido pela pesquisa realizada no âmbito dos mestrados profissionais cria alternativas de solução de problemas práticos a partir dos desafios do ambiente de trabalho”.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, em matéria anterior postada no Portal de Notícias da Unitins, destacou que "“essa ação faz parte do projeto de estruturação do curso de Medicina do Câmpus Augustinópolis, essa ampliação da área da saúde. É algo que foi previsto, há dois anos, quando iniciamos o processo de criação do curso, pois sabíamos que precisaríamos fazer um investimento na capacitação docente. E, assim, caminhamos para essa capacitação. Essa será a primeira turma, e agora procuramos os médicos e as pessoas que possam cumprir os critérios e, futuramente, serem professores da Unitins”.

Confira, no link abaixo, a íntegra do edital desta seleção:

marcador(es): PPGCS,Editais,Home