Página inicial > Últimas Notícias > Servidores da UFT voltam ao trabalho presencial nesta segunda (7)
retorno

Servidores da UFT voltam ao trabalho presencial nesta segunda (7)

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 12h11 | Última atualização em Segunda, 21 de Fevereiro de 2022, 17h17

Após quase dois anos de trabalho remoto impostos pela crise sanitária da Covid-19, os servidores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) se preparam para o retorno das atividades administrativas presenciais na próxima segunda-feira (7). A retomada foi estudada pelo Comitê Especial para o Planejamento do Retorno às Atividades Presenciais da UFT e contará com a adoção de medidas de segurança definidas no Protocolo de Biossegurança da UFT.

O vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, explica que esse retorno se dará em três fases. A primeira, que já está acontecendo, consiste no levantamento das condições de biossegurança dos setores, segundo o protocolo, principalmente no que diz respeito a ventilação, distanciamento e atendimento ao público com barreira de acrílico para promover o acolhimento a comunidade externa de forma segura. “Os setores que atendem essa norma já voltam no dia 7 de fevereiro”, afirma o vice-reitor.

A segunda etapa é de avaliação, ou seja, até o dia 7 de março os setores vão verificar se a dinâmica adotada está adequada, se não está havendo contágio, se as normas estão sendo respeitadas, entre outros pontos. O atendimento ao público neste período será feito de forma agendada. Após esse primeiro mês de experiência, se tudo tiver ocorrido bem, alguns setores poderão manter o atendimento sob demanda, ou seja, a comunidade chega e já é atendida diretamente.

“Tudo isso sempre será feito observando os indicadores de leitos ocupados - clínicos e de UTI - e também a questão da taxa de contaminação e transmissão. Dependendo desses índices, o Comitê  recomenda ou não a manutenção deste retorno”, esclarece Leineker.

A orientação para o retorno é feita por cada chefia individualmente com sua equipe, sempre observando as normas. Leineker ressalta que só voltarão os setores que tiverem seguindo essas normas, garantindo a segurança dos servidores. Os setores que não têm estrutura para obedecer essas normas, vai realizar um replanejamento por meio de escala.

Quem continua com trabalho remoto?

Conforme previsto na IN nº 90/2021, todos os servidores e empregados públicos devem retornar ao trabalho presencial, exceto servidores com fatores de risco ou que tenham filhos ou a guarda de menores em idade escolar, nas localidades onde as aulas presenciais ou serviços de creche estão suspensos. Os servidores que se enquadram nesses casos poderão permanecer em trabalho remoto.

Para comprovar qualquer das condições descritas na normativa que justifiquem a permanência do trabalho remoto, é necessário preencher a respectiva autodeclaração, conforme consta nos Anexos da norma. A prestação de informação falsa sujeitará o servidor ou empregado público às sanções penais e administrativas previstas em lei. (Com informações do Governo Federal)

Abaixo você confere outras matérias sobre o retorno presencial:

UFT se prepara para retorno presencial às aulas dia 7 de março

UFT cria protocolo de biossegurança para retorno às atividades presenciais

UFT divulga diretrizes para o retorno às atividades presenciais

UFT divulga cronograma de retorno presencial de setores administrativos