Página inicial > Últimas Notícias > Museu de Morfologia lança livro sobre o Renascimento da Fauna Silvestre
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Museu de Morfologia lança livro sobre o Renascimento da Fauna Silvestre

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 10h04 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 15h40

O Museu de Morfologia da Universidade Federal do Tocantins, o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) do Instituto Natureza do Tocantins, com apoio da Associação Tocantinense de Biólogos (Atobio), sob projeto fomentado pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio-04), lançaram o livro "Renascimento da Fauna Silvestre no Museu de Morfologia da UFT". A obra está disponível para download no Repositório  Institucional da UFT.

Segundo informações de Tainá Abreu, do Museu de Morfologia, o Centro de Fauna do Tocantins é responsável por fazer a triagem e a reabilitação de animais silvestres vítimas de tráfico, oriundos de apreensões realizadas por órgãos de fiscalização e outras ocorrências. "Muitos desses animais não sobrevivem e após o óbito são doados ao Museu de Morfologia para serem utilizados no ensino, pesquisa e extensão. Para as exposições os animais são taxidermizados (preparação de pele) ou terão o esqueleto montado e proporcionarão uma inesgotável fonte de aprendizado cujo interesse maior será despertar o interesse, o cuidado e o respeito pelo patrimônio natural resguardado nas áreas protegidas, além de provocar reflexões sobre os impactos gerados pela ação humana que comprometem a sobrevivência da fauna silvestre", explica Tainá.

O livro é um material educativo com informações sobre o histórico dos animais até o seu renascimento no Museu de Morfologia. No vídeo (ao final do texto), é feita uma explicação simplificada das etapas do trabalho que envolvem a produção do acervo. O vídeo também pode ser conferido no perfil do Museu no Instagram (@morfologiauft).