Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Museu de Morfologia
Início do conteúdo da página

Museu de Morfologia

Fauna Silvestre no Tocantins é tema de palestra na UFT

Na próxima sexta-feira, 10 de junho, ocorrerá uma palestra sobre a fauna silvestre no Tocantins, com a inspetora de recursos naturais do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, e com a professora do curso de Nutrição da UFT, Tainá de Abreu.

O evento será às 15h, no auditório da Reitoria da UFT, Câmpus de Palmas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link. Haverá certificado de participação.

Na ocasião, haverá o lançamento do livro Renascimento da Fauna Silvestre no Museu de Morfologia e uma exposição do Museu de Morfologia.

O Renascimento da fauna silvestre do Museu de Morfologia é um projeto fomentado pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio-04) e idealizado pelo Museu de Morfologia da UFT, Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com apoio da Associação Tocantinense dos Biólogos (ATOBio).

Será opcional a doação de 1 litro de leite zero lactose para alimentação dos animais acolhidos no Centro de Fauna do Tocantins - CEFAU.

Museu de Morfologia recebe crianças e adolescentes de Nova Rosalândia

O Museu de Morfologia da UFT recebeu no último dia 07 de julho de 2023, a visita de crianças e adolescentes, usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da cidade de Nova Rosalândia no Tocantins. Essa foi a última ação do Museu no semestre.

Nesse encontro foi realizada a atividade denominada "Pegadas na selva" em que as crianças receberam e pintaram réplicas das mãos e pés da onça-pintada do acervo do museu. Os recursos para execução deste projeto foram oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT.

O Museu de Morfologia é um projeto de extensão da UFT que acontece em parceria com o Departamento de Gestão de Laboratórios.

Segundo a coordenadora do Museu de Morfologia e professora de anatomia, Tainá de Abreu, “essa visita foi bastante marcante para a equipe do Museu por toda a alegria, entusiasmo e curiosidade das crianças. Foi muito proveitoso estreitar as distâncias intermunicipais e compartilhar as nossas ações de extensão com a comunidade”.

Já a Secretária Municipal de Assistência Social de Nova Rosalândia, Claudineia Helena, relata que “pensamos nessa ação para fecharmos o semestre, por ser um local diferente da nossa realidade, bem interativo e que eles iriam gostar. Onde todas as crianças ali presentes foram pela primeira vez. Eles amaram, adoraram, nunca tinham visto e, tocar, conhecer a história de cada animal ali visto para maioria só pela TV foi muito interessante. Voltaram para casa radiantes e cheios de sonhos, algumas crianças não teriam em outro momento a oportunidade de viver essa experiência. Acredito ter sido um momento ímpar para os usuários do SCFV e que o resultado será demonstrado na prática da vida deles pois muitos saíram dali com o sonho de ser um alguém que possa fazer a diferença”.

Lucas Emanuel Maciel da Silva, uma das crianças que participou da ação, disse “foi muito divertido ver todos os animais daquela forma. Eu fiquei curioso para saber como faz para ficar tão perfeito. Gostei do molde do pé da onça para pintar e perguntei como fizeram”.

Para Ana Vitória Ferreira Santos, “foi algo como eu nunca tinha visto. Foi muito bom!”, relata a adolescente.

UFT recebe estudantes do Ensino Médio

Nesta sexta-feira (15), o Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebeu mais uma turma de estudantes da segunda série do ensino médio da capital. A ação faz parte de três projetos de Extensão Universitária, que recebem apoio financeiro da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFT).

Os projetos, Universidade Aberta para Todos: Conhecendo o DGL, coordenado pela professora Michele Perim; Programa de Doação de Corpos da UFT, coordenado pela Professora Gabriela Ortega e Museu de Morfologia, coordenado pela professora Tainá de Abreu, desenvolvem ações de extensão voltadas para a área da saúde, trazendo a comunidade externa para dentro da Universidade.

Os estudantes foram recebidos pelos bolsistas e voluntários dos projetos, Bruna, Kamily, Juliano e Guilherme Galvão, que fizeram a apresentação dos objetivos, falaram sobre as atividades e as contribuições do projeto na formação.

Na sequência os bolsistas apresentaram a anatomia do sistema respiratório e cardiovascular, para isso utilizaram peças ósseas humanas e sintéticas do corpo humano. No laboratório os estudantes tiveram contatos com peças anatômicas e corpos humanos, onde puderam ver, tocar e tirar dúvidas e curiosidades.

Ações como essa acontecem frequentemente nas dependências dos Câmpus da UFT em Palmas, Miracema, Porto Nacional, Gurupi e Arraias. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato (63) 3229-4036.

Fim do conteúdo da página