Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos e docente lançam e-book didático e gratuito sobre vacinas
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

Acadêmicos e docente lançam e-book didático e gratuito sobre vacinas

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 15h14 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 17h23

Fruto de uma atividade acadêmica desenvolvida na disciplina de Vacinologia - do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, do Câmpus da UFT em Gurupi, o e-book traz (como o próprio título da publicação explicita), explicações sobre como são feitas as vacinas, quais os tipos e as destinações de cada uma delas. O e-book, na verdade o Trabalho de Conclusão de Disciplina dos acadêmicos Joel Santiago de Jesus Ferreira, Thalhes Noronha Gonçalves e Valéria Bastos de Araújo, teve a tutela do professor Luiz da Silveira Neto, o proponente da atividade, e pode ser conferido nos arquivos da página interna do curso, na internet.

O docente Silveira Neto explicou que a ideia para a produção dos TCDs da turma 2020/2 da disciplina dele foi alterada, "porque identificamos na população em geral graves falhas no conhecimento de pesquisa e desenvolvimento de vacinas, o que abre espaço para fake news. Por isso, a proposta do TCD foi a elaboração de um conteúdo didático para os seguintes públicos-alvo: crianças, jovens, adultos, idosos, profissionais de saúde, deficientes auditivos e deficientes visuais". Segundo o professor, a escolha do conteúdo e o tipo de mídia faziam parte do processo avaliativo. "Tínhamos o interesse em transformar o TCD em algo que pudesse levar à popularização da ciência e trazer um conhecimento acessível à população de dentro e de fora da UFT". Ao final da disciplina, além do e-book também foram produzidos um jornal virtual e um vídeo. "Todos os trabalhos foram excelentes, mas o e-book, cujos autores foram Joel Santiago de Jesus Ferreira, Thalhes Noronha Gonçalves e Valéria Bastos de Araújo, destacou-se dos demais tanto pelo conteúdo quanto pela arte, feita pelos próprios estudantes", pontuou o docente.

A publicação original teve algumas alterações e contou com a participação de outros professores de instituições de ensino básico do município de Gurupi. O e-book será utilizado em turmas do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da cidade, de forma multidisciplinar. "Queremos ressaltar que o ­e-book é gratuito e desejamos que seja amplamente divulgado para a população com o intuito de popularizar a ciência e trazer mais conhecimento sobre pesquisa e desenvolvimento de vacinas. Acreditamos que o conteúdo possa contribuir para o esclarecimento de dúvidas e incentivar o interesse pela ciência, o que é de extrema importância no combate às fake news, que assolam o nosso país", diz Silveira Neto.

Os autores da publicação destacaram a importância do compartilhamento do conhecimento. "É um sentimento de dever cumprido, poder entregar a sociedade um material rico e informativo sobre vacinas, no momento em que os canais de informações tanto falam sobre o assunto", diz Joel Santiago de Jesus Ferreira. Para Thalles Noronha Gonçalves, a elaboração do trabalho proporcionou um "processo de aprendizagem e crescimento para cada integrante do projeto". Valéria Bastos de Araújo destaca a experiência como 'enriquecedora': "Ver todo o conhecimento adquirido na disciplina se tornando algo para a sociedade, ainda mais em um momento que o conhecimento se faz tão necessário, foi gratificante".

Os autores