Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Pedagogia em Tocantinópolis garante formação de profissionais comprometidos com a educação
Início do conteúdo da página
Sisu 2021

Curso de Pedagogia em Tocantinópolis garante formação de profissionais comprometidos com a educação

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 20h04 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 11h57

O curso de Licenciatura em Pedagogia da UFT, Câmpus de Tocantinópolis, está ofertando neste semestre 40 vagas por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1. O curso existe desde o ano de 1991 e, desde então, tem acumulado uma vasta experiência na formação de professores na região do Bico do Papagaio, Norte do Tocantins. Ao longo desses 30 anos de história, o Curso de Pedagogia de Tocantinópolis realizou muitas ações de modo a garantir uma formação de profissionais comprometidos com a educação.

Atualmente, o curso conta com 19 docentes, dentre eles, 13 doutores, cinco mestres – todos em processo de doutoramento, e uma especialista, que está cursando mestrado. Os professores atuam em diferentes áreas, com destaque para projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes – GEPHEA, que abordam temas como Educação Popular, Meio Ambiente, Trabalho, Culturas e vida no Rio Tocantins, por meio de um diálogo entre universidade e comunidade.

Outro projeto é o Grupo de Apoio à Terceira Idade – GATI, que visa a promoção de educação, saúde, cultura, cidadania e lazer junto à população idosa de Tocantinópolis, a partir de ações desenvolvidas em parceria com a Prefeitura Municipal, o qual também discute a importância da educação no processo de envelhecimento.Projeto Gati. Foto: DivulgaçãoProjeto Gati. Foto: Divulgação

O curso possui ainda a Brinquedoteca Mário de Andrade, laboratório que possibilita a vivência de jogos e brincadeiras, valorizando a infância e as culturas das crianças, a fim de promover o direito ao brincar e o desenvolvimento integral da criança.

Brinquedoteca Mário de Andrade. Foto: DivulgaçãoBrinquedoteca Mário de Andrade. Foto: Divulgação

Os acadêmicos juntos aos docentes desenvolvem projetos de Programa Institucional de Bolsa em Iniciação à Docência - Pibid, desde 2009. O programa, que compõe a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, busca aproximar estudantes de licenciatura com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, por meio de parcerias entre redes de ensino e universidade e concessão de bolsas aos alunos.

De acordo com a coordenadora substituta do curso, Janaína Ribeiro de Rezende, esses e muitos outros projetos aliam o ensino, a pesquisa e a extensão, "oferecendo uma formação de qualidade aos estudantes, ao permitirem vivências em diferentes campos de atuação do pedagogo", destaca.

O curso de Licenciatura em Pedagogia de Tocantinópolis é organizado em 9 (nove) semestres. De acordo com o seu Projeto Pedagógico, o Curso tem como objetivo formar licenciado em Pedagogia a partir do objeto próprio de estudo da área, fundamentado na docência que compreende o ensino, a gestão, a produção e a difusão do conhecimento, nos espaços escolares e não-escolares.

O profissional formado no curso poderá atuar na docência de educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e de Educação Profissional; na gestão educacional, bem como, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no Curso de Pedagogia é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o Curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para Pedagogia, são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.

 

Fim do conteúdo da página